Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Observe a tabela abaixo.

 

Fonte: SENE, Eustáquio e MOREIRA, João Carlos. Geografia Geral e do Brasil:

espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 2010, p. 341.


A expressão que melhor descreve a situação presente na tabela e sua causa é:

Resposta:

A alternativa correta é letra B) o aumento da concentração de renda, em função da implantação de políticas neoliberais

Resolução

GABARITO LETRA B

 

Observe a tabela abaixo.

 

Fonte: SENE, Eustáquio e MOREIRA, João Carlos. Geografia Geral e do Brasil:

espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 2010, p. 341.

 

A expressão que melhor descreve a situação presente na tabela e sua causa é:

a)  o empobrecimento da população, graças à maior competitividade em uma era globalizada

ERRADA.  De acordo com a tabela não podemos afirmar que houve empobrecimento da população, porque a porcentagem de intermediários e mais ricos representam quase a totalidade da renda nacional do Reino Unido. A tabela demostra uma grande concentração de renda. A política neoliberal (ricos como classe dominante) implantada pelo Reino Unido ocasionou lucro das empresas capitalistas, mas também aumentou os índices de desemprego e o grau de desigualdade social.

b)  o aumento da concentração de renda, em função da implantação de políticas neoliberais

CORRETA. Analisando a tabela podemos concluir que a maior parte da renda nacional do Reino Unido se encontra nas mãos dos mais ricos.  O neoliberalismo foi impulsionado no Reino Unido, no fim dos anos 1970. As reformas neoliberais – cujas principais características são a diminuição do papel do Estado na economia, o corte de impostos para os mais ricos e as privatizações – foram responsáveis pelo acúmulo de riqueza no topo da pirâmide social.  Na falta de políticas ativas contra a desigualdade (por exemplo, impostos progressivos sobre o capital), o Reino Unido e outros países que adotam essas políticas retornarão a um patamar de desigualdade semelhante ao início do século passado.

c)  o aumento da população mais rica, graças à manutenção do estado de bem-estar social

ERRADA. A justificativa apresentada na alternativa está incorreta.  Analisando a tabela podemos notar que os 20% dos mais ricos cresceram entre 1979 e 1988, caindo um pouco em 1999. Já os 10% mais ricos cresceram no intervalo de 1979 1999. Esses dados indicam que mais da metade da renda nacional está com esse grupo. Os países se desenvolveram mantendo e/ou criando exclusão e concentração de renda. A trajetória de crescimento econômico do Reino Unido, em grande medida patrocinada pelo Estado através de políticas neoliberais, significou transferência de recursos e energias do conjunto da sociedade para o capital. Como resultado temos a desigualdade de renda.

d)  a maior participação dos pobres na distribuição da renda, devido ao sucesso dos sindicatos

ERRADA. De acordo com os números da tabela, os mais pobres representam menos de 10% do total da renda nacional no Reino Unido, ou seja, esse indicativo demostra que os pobres não aumentaram sua participação. O grande crescimento do PIB mundial ocorrido nas últimas décadas é resultado do desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas à produção agrícola e industrial e às atividades terciárias.  Esse crescimento não beneficia por igual a população dos países mais ricos. Diante disso, percebe-se que as transformações ocorridas no Reino Unido com o advento das ideias neoliberais aumentaram a concentração de renda, inclusive enfraqueceram os sindicatos.

e)  a redução da classe média, devido às privatizações e à geração de novos empregos

ERRADA. Analisando a porcentagem de renda dos intermediários, podemos afirmar que não ocorreu a redução da classe média. O planejamento governamental do Reino Unido baseado em políticas neoliberais não considerou na distribuição da renda nacional, políticas de emprego para os menos favorecidos. Da parte da iniciativa privada temos o atendimento às demandas do mercado

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *