Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Numa aula cujo tema é “Desigualdades Sociais no Mundo Atual”, é solicitada aos alunos a observação do aspecto relacionado às despesas em pesquisa e desenvolvimento (P&D), a partir da leitura do seguinte gráfico:

Fonte: DURAND, M-F et alii. Atlas da mundialização: compreender o espaço mundial contemporâneo. São Paulo: Ed. Saraiva, 2009 – p. 41.

A interpretação correta do gráfico deve levar os alunos à seguinte conclusão:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Com laboratórios públicos ou privados, a P&D encontra-se muito concentrada em países desenvolvidos e emergentes.

Gabarito: LETRA A

 

 A questão versa sobre interpretação de gráficos, solicitando para o candidato assinalar a alternativa após analisar as despesas em pesquisa e desenvolvimento no ano de 2006 expresso no enunciado.  Nesse sentido, vamos analisar todas as alternativas para encontrar a resposta correta.

 

Enunciado

    

A interpretação correta do gráfico deve levar os alunos à seguinte conclusão:

 

Resolução

 

a)  Com laboratórios públicos ou privados, a P&D encontra-se muito concentrada em países desenvolvidos e emergentes.

CORRETA.  O gráfico mostra o montante de despesas em P&D em bilhões de dólares (paridade de poder de compra) e a parcela do PIB dedicada a P&D para vários países, além da parcela de recursos públicos dentro do total de despesas em P&D.

A maioria dos países listados no gráfico são desenvolvidos (como Israel, Suécia, Finlândia, Japão, EUA, Alemanha) ou emergentes (como Coreia do Sul, China, Brasil). Estes países concentram grandes investimentos em P&D, seja por meio de laboratórios públicos ou privados, demonstrando a concentração das despesas em P&D nesses países.

b)  Somente os países centrais do sistema capitalista desenvolvem pesquisas de novas tecnologias a partir de investimentos privados.

ERRADA. A afirmação de que apenas países centrais do sistema capitalista desenvolvem pesquisas com investimentos privados é falsa. Diversos países emergentes, como China e Índia, apresentam expressivos investimentos privados em P&D, impulsionados por empresas nacionais e multinacionais em busca de inovação e competitividade.

c)  Com exceção da China, todos os países da Ásia apresentam uma participação muito semelhante de investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

ERRADA. A Coreia do Sul e o Japão, ambos na Ásia, têm percentuais do PIB dedicados a P&D que são bastante diferentes, 3.2% e 3.4%, respectivamente, enquanto a China investe 1.4%. Isso mostra que não há uma participação muito semelhante entre todos os países da Ásia, exceto a China.

d)  Os países europeus apresentam, entre si, equilíbrio no montante de despesas em pesquisa e desenvolvimento.

ERRADA. A homogeneidade das despesas em P&D entre os países europeus não é corroborada pelo gráfico. Nações como Alemanha, França e Reino Unido investem mais do que países como Portugal e Grécia, demonstrando disparidades dentro do continente. Por exemplo, a Suécia tem uma parcela do PIB de 3.8% dedicada a P&D, enquanto a Itália tem apenas 1.1%. Isso indica que não há um equilíbrio no montante de despesas entre todos os países europeus.

e)  Os EUA são um país com a maior parcela do PIB destinada à pesquisa científica e desenvolvimento de novas tecnologias científicas.

ERRADA. Os EUA têm uma parcela do PIB dedicada a P&D de 2.7%, o que não é a maior entre os países listados. Israel, Suécia, Finlândia, Japão, e Coreia do Sul, por exemplo, dedicam uma parcela maior do PIB a P&D do que os EUA.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *