“O Vetor Técnico-Ecológico se manifesta numa profunda mudança na política territorial a partir de meados da década de 80, configurando a transição para o desenvolvimento sustentável. A variável ambiental – entendida como recursos naturais, patrimônio natural e cultural, conhecimento e práticas sociais – foi definitivamente incluída no discurso e na definição de políticas. (…)
O Vetor Tecno-Ecológico tem atuado no sentido de transformar a Amazônia numa fronteira do novo padrão de desenvolvimento sustentável. E a análise desse vetor traz algumas indicações e novas questões sobre a transição contemporânea.”
BECKER, Bertha. Redefinindo a Amazônia: o Vetor Tecno-Ecológico. In: CASTRO, I. E. & outros. Brasil / Questões Atuais da Reorganização do Território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. (Adaptado)
A autora considera que, no caso da Amazônia, é fora de dúvida que as organizações da sociedade civil e as experiências alternativas têm influído decisivamente na mudança de rumo da política governamental para a região.
Nessa perspectiva, a reestruturação contemporânea não decorre apenas das estratégias globais do capital, mas, de forma mais efetiva, da ação de
- A) capital privado nacional, envolvendo empresas rurais.
- B) múltiplos atores, envolvendo as sociedades territorialmente localizadas.
- C) poder público, envolvendo a escala geográfica do estado do Amazonas.
- D) Organizações Não Governamentais, envolvendo estratégias de liberação de recursos.
- E) ordem econômica de toda a região Norte e Nordeste, envolvendo investimentos de prefeitos e governadores.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) múltiplos atores, envolvendo as sociedades territorialmente localizadas.
Gabarito: LETRA B
A questão versa sobre Amazônia, solicitando para o candidato assinalar a alternativa referente ao Vetor Tecno-Ecológico abordado por Bertha BECKER. Nesse sentido, vamos analisar todas as alternativas para encontrar a resposta correta.
a) capital privado nacional, envolvendo empresas rurais.
ERRADA. Esta alternativa sugere que a reestruturação da Amazônia é resultado da ação do capital privado nacional, especificamente de empresas rurais. No entanto, o texto menciona que a transformação decorre das organizações da sociedade civil e experiências alternativas, não do capital privado nacional. Portanto, esta alternativa está incorreta.
b) múltiplos atores, envolvendo as sociedades territorialmente localizadas.
CORRETA. O texto indica que a mudança de política na Amazônia é influenciada pela ação de múltiplos atores, incluindo as sociedades localizadas na região. As organizações da sociedade civil e as experiências alternativas são mencionadas como decisivas na transformação da política governamental. Assim, esta alternativa reflete corretamente a ideia apresentada no texto.
c) poder público, envolvendo a escala geográfica do estado do Amazonas.
ERRADA. De fato, o poder público exerceu um papel na política territorial. No entanto,o texto enfatiza a influência das organizações da sociedade civil e das experiências alternativas. A alternativa C foca exclusivamente no poder público do estado do Amazonas, o que não corresponde à análise do texto sobre a influência de múltiplos atores sociais.
d) Organizações Não Governamentais, envolvendo estratégias de liberação de recursos.
ERRADA. Embora as ONGs possam fazer parte dos múltiplos atores mencionados, a alternativa D limita a ação dessas organizações apenas às estratégias de liberação de recursos. O texto é mais amplo e menciona a influência de diversas organizações da sociedade civil e experiências alternativas, não apenas ONGs focadas em recursos.
e) ordem econômica de toda a região Norte e Nordeste, envolvendo investimentos de prefeitos e governadores.
ERRADA. Esta alternativa foca na ordem econômica e nos investimentos dos governos locais das regiões Norte e Nordeste. No entanto, o texto enfatiza a ação de organizações da sociedade civil e experiências alternativas específicas da Amazônia, não uma transformação econômica mais ampla envolvendo prefeitos e governadores das duas regiões.
Deixe um comentário