*O texto a seguir deverá ser utilizado para a resolução da questão
“Mas nesta nova época dita de globalização não há propriamente um mercado global, embora o vejamos assim nomeado nos jornais. A inteligência dita global fica com as instituições internacionais – Nações Unidas, Banco Mundial, FMI, igrejas globais. O exercício do trabalho global é feito por firmas que chamamos de globais, mas que não o são realmente. Elas escolhem as frações do mundo em que desejam atuar e as fragmentam ainda mais. Isso pouco lhes importa. O que significa que os atores que movem o chamado mundo globalizado, de um lado, não são globais, e, de outro lado, são cegos. Cegos para o que está em torno deles, porque a ação das firmas multinacionais e internacionais é indiferente aos contextos em que se inserem, pouco se incomodando com o resultado da sua presença para o que está ao redor. Só pensam em si próprias.”
(SANTOS, M. Território e Sociedade. Entrevista com Milton
Santos. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2000, p. 29)
A partir do texto, pode-se concluir que:
- A) O autor faz uma crítica, por meio de características pontuais, ao atual processo de globalização, ressalvando a importância que o mesmo possui para os países subdesenvolvidos.
- B) O autor deixa claro que, com a globalização, as grandes corporações e instituições internacionais se preocupam prioritariamente com o desenvolvimento social.
- C) O autor destaca o caráter excludente da globalização, enfatizando que o domínio do conhecimento e do mercado fica realmente nas mãos de poucos, como as instituições internacionais e as empresas multinacionais.
- D) Há uma crítica ao outro lado da globalização, em que as populações mais desprovidas historicamente têm acesso mais barato à informação e aos meios de comunicação em massa como a Internet.
- E) O controle do mercado global é realizado pelos países ditos desenvolvidos, os quais dominam instituições como igrejas globais, FMI, entre outros.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) O autor destaca o caráter excludente da globalização, enfatizando que o domínio do conhecimento e do mercado fica realmente nas mãos de poucos, como as instituições internacionais e as empresas multinacionais.
a) Incorreta. Em nenhum momento o autor se refere aos países subdesenvolvidos.
b) Incorreta. Milton Santos não diz isto. Chega a dizer que os atores que movem o mundo globalizado são cegos. Que são indiferentes aos contextos em que se inserem, pouco se incomodando com o resultado da sua presença para o que está ao redor. Só pensam em si próprios.
c) Correta. O autor destaca o caráter excludente da globalização, enfatizando que o domínio do conhecimento e do mercado fica realmente nas mãos de poucos, como as instituições internacionais e as empresas multinacionais.
d) Incorreta. No fragmento textual, Milton Santos não se refere ao acesso mais barato à informação e aos meios de comunicação em massa, como a Internet, para as populações mais desprovidas historicamente.
e) Incorreta. Milton Santos não fala que o controle do mercado global é realizado pelos países ditos desenvolvidos, os quais dominam instituições como igrejas globais, FMI, entre outros. Diz que “A inteligência dita global fica com as instituições internacionais – Nações Unidas, Banco Mundial, FMI, igrejas globais.”
Gabarito: C
Deixe um comentário