Com o advento da globalização econômica e financeira, puderam-se perceber, a partir da década de 1990, algumas consequências de caráter político-econômico para a economia brasileira. Entre elas pode-se destacar:
- A) a venda de empresas nacionais menos competitivas no mercado mundial, a grupos estrangeiros, acarretando o chamado processo de “desnacionalização da economia”.
- B) o aumento do protecionismo econômico, por parte do governo brasileiro, de modo a contrabalançar a invasão de produtos e capitais estrangeiros na economia nacional.
- C) a retração dos subsídios agrícolas dos países ricos, sobretudo aos seus produtos primários, haja vista as políticas de desregulamentação econômica adotadas pelos Estados Nacionais em escala mundial.
- D) a aceleração do crescimento da produção brasileira, em decorrência do aumento da participação do Estado no setor produtivo e do maior desenvolvimento econômico e tecnológico do País.
- E) o aumento sem precedentes da exportação da soja brasileira, reforçando o papel do País como economia predominantemente agro-exportadora.
Resposta:
A alternativa correta é a letra A) a venda de empresas nacionais menos competitivas no mercado mundial, a grupos estrangeiros, acarretando o chamado processo de "desnacionalização da economia".
Essa alternativa é correta pois, com o advento da globalização econômica e financeira, as empresas nacionais que não tinham competitividade no mercado mundial começaram a ser vendidas para grupos estrangeiros. Isso resultou no chamado processo de "desnacionalização da economia", que é um fenômeno caracterizado pela perda de controle Nacional sobre a economia, com a venda de ativos estratégicos para empresas estrangeiras.
Isso ocorreu porque, com a globalização, os países começaram a abrir suas economias para o comércio internacional e investimentos estrangeiros. No Brasil, isso levou a uma onda de privatizações e venda de empresas estatais, o que permitiu que grupos estrangeiros comprassem empresas nacionais e passassem a controlá-las.
Essa situação trouxe consequências negativas para a economia brasileira, como a perda de controle sobre setores estratégicos, a dependência de investimentos estrangeiros e a perda de tecnologia e know-how. Além disso, a "desnacionalização da economia" também pode levar a uma perda de soberania Nacional, pois as decisões econômicas começam a ser tomadas por empresas estrangeiras, e não mais pelo Estado ou empresas nacionais.
Deixe um comentário