Na década de 1970 assistiu-se a expansão das empresas multinacionais, que eram comparadas a polvos dotados de múltiplos tentáculos, embora todos dependentes do mesmo centro. Mas a “empresa global” de hoje deixou de ter um centro, uma matriz: ela é um organismo sem cabeça, uma rede de elementos complementares e disseminados pelo planeta, que obedecem a duas palavras chave: rentabilidade e produtividade.Assim, uma empresa francesa pode solicitar empréstimos na Suíça, instalar seu centro de pesquisas na Alemanha, comprar suas máquinas na Coréia do Sul, construir suas usinas na China, elaborar suas campanhas publicitárias na Itália, vender principalmente nos Estados Unidos e ter sociedades com capital misto na Polônia, Marrocos e México.Longe de serem mundiais, essas empresas são, de fato, triádicas, isto é, intervêm essencialmente nos três pólos que dominam a economia do globo: América do Norte, Europa Ocidental e região Ásia-Pacífico. A globalização provoca uma ruptura do planeta entre esses três pólos, cada vez mais integrados, e o resto dos países (em particular os da África) cada vez mais pobres e em parte excluídos da modernização tecnológica.
(Ramonet, Ignácio. Geopolítica do caos. Petrópolis: Vozes, 1998)
- A) o capitalismo globalizado está aproximando lugares conforme suas características culturais, econômicas e ambientais.
- B) as empresas transnacionais alimentam a aproximação econômica do mundo e torna os lugares reféns desta integração.
- C) o capitalismo globalizado atinge apenas os Estados Unidos e a América do Norte.
- D) empresas transnacionais pertencem a países de um mesmo nível de desenvolvimento tecnológico.
- E) a globalização do capitalismo neutralizou o surgimento de novas potências mundiais.
Resposta:
According to the passage, the correct answer is B) as empresas transnacionais alimentam a aproximação econômica do mundo e tornam os lugares referências desta integração.
The passage explains that in the 1970s, multinational companies expanded, but they were still connected to a central hub. However, today's global companies have no central hub, and they are more like a network of complementary elements spread across the planet, obeying two key words: profitability and productivity.
This new globalized economy allows companies to operate in multiple countries, taking advantage of different economic environments, labor forces, and consumer markets. For instance, a French company can borrow money in Switzerland, set up its research center in Germany, buy machines in South Korea, build factories in China, create advertising campaigns in Italy, sell mainly in the United States, and have mixed-capital societies in Poland, Morocco, and Mexico.
However, this globalized economy also creates a divide between the three poles that dominate the world economy (North America, Western Europe, and the Asia-Pacific region) and the rest of the countries, particularly those in Africa, which are becoming poorer and excluded from technological modernization.
Therefore, option B is the correct answer because it accurately describes the role of transnational companies in the global economy, which is to drive economic integration and make places references for this integration.
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