O construtivismo pós-piagetiano é um novo e sólido paradigma sobre aprendizagem, o qual acrescenta aos dois polos clássicos – o sujeito e a realidade – em torno dos quais era pensada a construção de saberes e conhecimentos, ‘a fascinação do estar juntos’, isto é, os outros, o grupo e o social. Trata-se, portanto, da junção enriquecedora dos resultados dos Estudos de Piaget, com os de Wallon, de Vygotsky, de Paulo Freire, de Sara Pain às contribuições de Marx, Freud e da sociologia, da Antropologia, da linguística contemporâneas.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A) Certo
A alternativa correta é A) Certo porque o construtivismo pós-piagetiano é uma abordagem que considera a construção do conhecimento como resultado da interação entre o indivíduo e o seu meio social. Essa perspectiva vai além dos dois polos clássicos da construção do conhecimento, que são o sujeito e a realidade, e inclui também o papel dos outros, do grupo e do social.
Essa abordagem é enriquecida pelas contribuições de vários autores, como Piaget, Wallon, Vygotsky, Paulo Freire, Sara Pain, Marx, Freud e outros, que trouxeram contribuições importantes da sociologia, antropologia e linguística contemporâneas.
O construtivismo pós-piagetiano considera que o conhecimento não é apenas uma construção individual, mas também uma construção social, que envolve a interação com os outros e o meio social. Essa perspectiva é importante porque considera que o conhecimento é construído a partir da experiência e da interação social, e não apenas a partir de uma construção individual.
Além disso, essa abordagem também considera que a aprendizagem é um processo ativo, em que o indivíduo constrói seu próprio conhecimento a partir da sua experiência e da interação com os outros. Isso significa que o conhecimento não é apenas transmitido pelo professor, mas é construído pelo próprio aluno, a partir de sua experiência e da sua interação com os outros.
Portanto, a alternativa correta é A) Certo, porque o construtivismo pós-piagetiano é uma abordagem que considera a construção do conhecimento como resultado da interação entre o indivíduo e o seu meio social, e que envolve a participação ativa do aluno na construção do seu próprio conhecimento.
Deixe um comentário