Analise as informações a seguir:
I. Bacia sedimentar e planície são termos não raro confundidos pelos alunos no estudo das singularidades das regiões brasileiras. Importante discernir que a bacia sedimentar se refere à estrutura, e a planície se refere à forma. A estrutura geológica sedimentar indica a origem, a formação e a composição do terreno, ocorrida ao longo do tempo geológico. Durante sua formação, a bacia sedimentar é sempre uma planície, enquanto a sedimentação supera os processos.
II. Uma bacia sedimentar que no passado foi uma planície pode estar atualmente sofrendo um processo de desgaste e, portanto, corresponder a um planalto ou a uma depressão, como as da Amazônia. Por outro lado, bacias sedimentares que hoje estão em processo de formação correspondem às planícies, a planície do pantanal pode ser citada como um exemplo. Uma outra forma do relevo brasileiro é a Cuesta, declive acentuado que aparece em bordas de planalto.
Marque a alternativa CORRETA:
- A) As duas afirmativas são verdadeiras.
- B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
- C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
- D) As duas afirmativas são falsas.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
Gabarito: LETRA B
A questão versa sobre bacias sedimentares. O primeiro item aborda as diferenças entre bacia sedimentar e planície. O último se refere as transformações das bacias sedimentares em outras formas de relevo. Nesse sentido, vamos analisar as afirmativas e avaliar os itens verdadeiros ou falsos.
VERDADEIRA. As bacias sedimentares são depressões na superfície que, com o tempo, foram sendo preenchidas por sedimentos (substâncias depositadas nestas depressões) de três tipos principais diferentes de acordo com a origem: estruturas ou materiais de origem biológica como restos de animais, fragmentos de conchas, ossos, recifes de coral (até mesmo inteiros), ou restos de animais; materiais depositados pelo efeito da erosão de áreas adjacentes à bacia pela ação do vento, água, geleiras ou rios; e materiais precipitados em corpos d’água dentro da bacia (quando no local da bacia existiu um lago, ou mesmo regiões ocupadas pelo mar, por exemplo).
Vale destacar que planície não é mesma coisa que bacia sedimentar. Enquanto a planície é uma forma de relevo, a bacia sedimentar é uma estrutura geológica. Durante sua formação, enquanto a sedimentação supera os processos erosivos, a bacia sedimentar é sempre uma planície.
FALSA. A última parte da afirmação está incorreta. A estrutura geológica sedimentar corresponde à origem, formação e composição do relevo, ocorrida há muito tempo atrás. Durante sua formação, a bacia sedimentar era (ou é) uma planície. Porém, hoje, pode estar em um processo de desgaste e corresponder a um planalto sedimentar.
De acordo com Ross (1985), os planaltos são grandes superfícies irregulares que podem ser encontradas em escudos, bacias sedimentares ou dobramentos rochosos.
Nessa forma, predomina o processo de acumulação de sedimentos sobre o processo de desgaste. Suas superfícies apresentam-se notavelmente aplainadas e, embora predomine em baixas altitudes, é encontrada também em altitudes maiores. Por fim, a escarpa e o declive acentuado que aparece em bordas de planalto. Pode ser gerada por um movimento tectônico, que forma escarpas de falha, ou ser modelada pelos agentes externos, que geram escarpas de erosão. Já a Cuesta e a forma de relevo que possui um lado com escarpa abrupta e outro com declive suave.
Logo, o item I está correto e o item II está errado.
Deixe um comentário