Considere o mapa para responder à questão.
Brasil recursos minerais
(Théry, H. e Mello-Théry, N.A. Atlas do Brasil: Disparidades e dinâmicas do território.)
As áreas indicadas pelos números 1 e 2 correspondem, respectivamente,
- A) à Província mineral de Carajás e ao Quadrilátero ferrífero, ambas em áreas de escudos cristalinos.
- B) à Serra do Navio e à Bacia Potiguar, ambas em áreas sedimentares.
- C) à Bacia Tucano e à Reserva Mantiqueira, ambas em áreas de escudos cristalinos.
- D) à Reserva Oriximiná e ao Quadrilátero ferrífero, ambas em áreas sedimentares.
- E) à Província mineral de Carajás e à serra do Navio, ambas em áreas sedimentares.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) à Província mineral de Carajás e ao Quadrilátero ferrífero, ambas em áreas de escudos cristalinos.
Resolução
GABARITO LETRA A
(Théry, H. e Mello-Théry, N.A. Atlas do Brasil: Disparidades e dinâmicas do território.)
As áreas indicadas pelos números 1 e 2 correspondem, respectivamente,
a) à Província mineral de Carajás e ao Quadrilátero ferrífero, ambas em áreas de escudos cristalinos.
CORRETA. Os escudos cristalinos são terrenos datados da Era Pré--Cambriana e têm como característica importante o potencial em jazidas minerais (ferro, manganês, alumínio).
O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de recursos minerais, e entre seus principais produtos estão o minério de ferro, o manganês e a bauxita, que são matérias-primas essenciais para vários ramos do setor industrial. Sabe-se que essa riqueza em reservas de minerais metálicos está diretamente atrelada a sua estrutura geológica.
O embasamento cristalino (escudos cristalinos) do Brasil possui um grande potencial mineral, destacando-se na produção e na exportação de minério de ferro (Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais; e Carajás, no Pará), de manganês (Serra do Navio).
b) à Serra do Navio e à Bacia Potiguar, ambas em áreas sedimentares.
ERRADA. O continente sul-americano abrange três grandes unidades geológicas: a plataforma sul-americana, a plataforma patagônica e o sistema de dobramentos modernos formadores da Cordilheira dos Andes. O Brasil está inteiramente contido na plataforma sul-americana. Dois escudos cristalinos afloram no território brasileiro: o Escudo das Guianas e o Escudo Brasileiro (dividido em diversos núcleos). Esses escudos, de origem pré-cambriana, abrigam importantes concentrações de minerais metálicos.
O manganês é um dos minerais exportados pelo país, sendo a Serra do Navio (escudo cristalino), no estado do Amapá, uma tradicional região produtora.
A Bacia Potiguar é uma bacia sedimentar brasileira localizada ao longo da costa do estado do Rio Grande do Norte e extremo-leste do estado do Ceará. A Bacia Potiguar é tradicional produtora de petróleo, tanto em sua porção emersa quanto marítima.
c) à Bacia Tucano e à Reserva Mantiqueira, ambas em áreas de escudos cristalinos.
ERRADA. A bacia sedimentar do Tucano é uma das bacias sedimentares constituintes do sistema rift Recôncavo-Tucano-Jatobá. Esse sistema de rift teria sido desenvolvido durante o rompimento da América do Sul e África, no Mesozóico
Os dobramentos antigos ou escudos cristalinos são resultados do chamado Ciclo Brasiliano e surgiram de extensas áreas próximas às cratônicas. Os dobramentos antigos são constituídos pelos cinturões Atlântico, Brasília e Paraguai, são considerados as mais antigas, datadas do Pré-Cambriano. Trata-se de um conjunto de formações que estão significativamente desgastadas tomando a configuração, portanto, de serras. Fazem parte desse conjunto: as serras da Negra, da Canastra e da Mesa, bem como as chapadas dos Veadeiros e Cristalina, e as serras da Mantiqueira, do Espinhaço e do Mar, formadas por dobramentos e falhas.
d) à Reserva Oriximiná e ao Quadrilátero ferrífero, ambas em áreas sedimentares.
ERRADA. Escudos cristalinos são áreas cuja superfície se constituiu no Pré-Cambriano, essa estrutura geológica abrange aproximadamente 36% do território brasileiro. Nas regiões que se formaram no éon Arqueano (o qual ocupa cerca de 32% do país) existem diversos tipos de rochas, com destaque para o granito. Em terrenos formados no éon Proterozoico são encontradas rochas metamórficas, onde se formam minerais como ferro e manganês.
Na produção de bauxita, a Serra do Oriximiná (escudo cristalino), no estado do Pará se destaca. Esse minério é usado na fabricação do alumínio, importante matéria-prima na produção de eletrodomésticos, material elétrico, entre muitos outros.
O Quadrilátero Ferrírfero (escudo cristalino),, localizado na porção centro-sul do estado de Minas Gerais e com extensão territorial de aproximadamente 7 mil km², é uma área vizinha a Belo Horizonte formada pelas cidades de Sabará, Rio Piracicaba, Congonhas, Casa Branca, Itaúna, Itabira, Nova Lima, Santa Bárbara, Mariana, Ouro Preto, entre outras.
e) à Província mineral de Carajás e à serra do Navio, ambas em áreas sedimentares.
ERRADA. Os escudos cristalinos correspondem às regiões onde, geralmente, são encontrados e explorados muitos depósitos minerais que tem ou tiveram importância econômica, como por exemplo:
As jazidas de Minério de Manganês Serra do Navio (Amapá);
Itabirito Conselheiro Lafaiete e Belo Vale (Minas Gerais);
Maciço do Urucum (Mato Grosso do Sul).
Jazidas de Minério de Ouro Serra Pelada (Pará).
Jazidas de Minério de Ferro Do quadrilátero ferrífero de Minas Gerais e da Serra dos Carajás (Pará).
Deixe um comentário