“A erosão é um fenômeno bastante complexo, uma vez que envolve a ação direta ou indireta de diversos fatores, tais como as características geológicas e geomorfológicas, os tipos de solos, clima, vegetação, além da interferência humana que modifica as condições naturais de cada um deles”. (Fonte: OLIVEIRA, F.F.; SANTOS, R.E.S. dos; ARAUJO, R.C. de. Processos erosivos: dinâmica, agentes causadores e fatores condicionantes. Rev. Bras. de Iniciação Científica (RBIC). Itapetininga, 2018. v. 5(3): 60-83). São atividades antrópicas que contribuem para a aceleração da erosão do solo, EXCETO:
- A) Supressão da vegetação ciliar.
- B) Alterações no escoamento natural das águas.
- C) Uso de máquinas e implementos agrícolas.
- D) Cultivo de cultura perenes ou anuais.
- E) Construção de barragens e aterros.
Resposta:
Resposta: Nenhuma das alternativas.
A explicação para essa resposta é que a questão apresenta várias atividades antrópicas que contribuem para a aceleração da erosão do solo, mas não há uma opção que não contribua para isso. A supressão da vegetação ciliar pode acelerar a erosão, o que a torna uma atividade antrópica que contribui para a erosão. Além disso, alterar o escoamento natural das águas também pode acelerar a erosão. O uso de máquinas e implementos agrícolas pode compactar o solo, tornando-o mais suscetível à erosão. O cultivo de culturas perenes ou anuais pode também contribuir para a erosão, especialmente se não forem adotadas práticas de conservação do solo. Por fim, a construção de barragens e aterros pode alterar o curso natural das águas, aumentando o risco de erosão.
Portanto, como todas as alternativas apresentadas contribuem para a aceleração da erosão do solo, nenhuma delas é a resposta correta.
Deixe um comentário