Analise a imagem.
A rocha analisada tem como característica a
- A) intrusão ígnea.
- B) solidificação do magma.
- C) recristalização do magma.
- D) formação em alta pressão.
- E) presença de estratificação.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) presença de estratificação.
Resolução
GABARITO LETRA E
A rocha analisada tem como característica a
a) intrusão ígnea.
ERRADA. As rochas ígneas também são conhecidas como magmáticas. São rochas formadas pela solidificação de um material rochoso, em movimento e quente, denominado magma. Ou seja, passam de um estado sólido a líquido pelo efeito da temperatura. Este processo resulta da ligação das suas partículas e do arrefecimento dos minerais, que se chama cristalização. A principal característica das rochas ígneas é a sua textura. Ou seja, como se descreve a forma da rocha de acordo com o seu tamanho, forma e disposição dos cristais.
A imagem apresentada pelo exercício ilustra uma estrutura rochosa que apresenta uma textura bem demarcada por camadas. Essas camadas também são chamadas de estratos (daí o termo estratificação), características essas que são encontradas principalmente em rochas sedimentares, aparecendo também em rochas metamórficas.
b) solidificação do magma.
ERRADA. As rochas ígneas são o resultado da solidificação do magma – por isso, as vezes chamadas de rochas magmáticas. São formadas em altas temperaturas no interior da crosta terrestre em profundidades variadas. As altas temperaturas tem papel fundamental na formação das rochas ígneas. Através de processos de condução de calor do núcleo terrestre, e desintegração de elementos radioativos o manto terrestre é aquecido (e resfriado por perda de calor para a crosta/atmosfera).
O processo exemplificado na imagem é o da estratificação, que consiste na disposição típica de rochas sedimentares, a qual decorre da acumulação de sedimentos que formam estratos e camadas delimitadas por descontinuidades.
c) recristalização do magma.
ERRADA. As rochas metamórficas são originadas de um processo de metamorfismo, que nada mais é do que a mudança de forma, e essa mudança de forma pode ocorrer na composição, na textura ou na mineralogia da rocha, podendo ocorrer apenas uma modificação dessas citadas ou mais de uma conjuntamente. Esse processo está associado a recristalização (diferentes associações minerais e/ou diferentes texturas).
d) formação em alta pressão.
ERRADA. Rochas metamórficas se formam quando as rochas são submetidas a alto calor, alta pressão, fluidos ricos em minerais quentes ou, mais comumente, alguma combinação desses fatores. Condições como essas são encontradas nas profundezas da Terra ou onde as placas tectônicas se encontram.
e) presença de estratificação.
CORRETA. A estratificação consiste na disposição característica das rochas sedimentares, em camadas ou leitos sobrepostos. Esta disposição resulta das condições de sedimentação, pois a sua variação e repetição origina estratos de diversa natureza, ou seja, os sedimentos depositam-se horizontalmente à medida que vão chegando à bacia de sedimentação, por efeito gravítico (princípio da horizontalidade dos estratos). Os estratos diferem pela cor, pela composição mineralógica e pela granulometria. Estas camadas podem ter espessuras variáveis: desde estratos menores que um centímetro até camadas com vários metros de profundidade.
Deixe um comentário