Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Analise a imagem abaixo:

É possível observar que o movimento das placas tectônicas se desloca em um sentindo horizontal, o qual é chamado de:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Movimento conservativo transformante.

Resolução

 

É possível observar que o movimento das placas tectônicas se desloca em um sentindo horizontal, o qual é chamado de:

a)  Movimento destrutivo convergente.

ERRADA. Os limites destrutivos (placas com movimento convergente): são aqueles em que o sentido do movimento relativo entre duas placas litosféricas faz com que elas se aproximem uma da outra. Geralmente são zonas de fossa oceânica. Zonas de subducção, uma área de convergência de placas tectónicas, onde uma das placas desliza para debaixo da outra.

b)  Movimento construtivo divergente.

ERRADA. Os limites construtivos (placas com movimento divergente): são aqueles onde o sentido do movimento relativo entre duas placas litosféricas faz com que elas se afastem uma da outra devido à ascensão de magma nesse local. Situam-se nas dorsais oceânicas e estão associadas a fenómenos de vulcanismo.

c)  Movimento construtivo transformante.

ERRADA. O erro da alternativa está na palavra construtivo que se refere a áreas onde ocorre separação de placas tectônicas. Já nos limites transformantes ou conservativos (imagem do enunciado) ocorre o deslizamento lateral de uma placa em relação à outra, ou seja, não há criação nem destruição da crosta.

d)  Movimento conservativo transformante.

CORRETA. Os limites conservativos (placas com movimento transformante: são aqueles onde o sentido do movimento relativo entre duas placas litosféricas faz com que elas deslizem lateralmente uma em relação à outra. Logo, são locais onde não há formação nem destruição da listosfera. Um exemplo de movimento transformante aconteceu entre a Placa do Pacífico e a Placa Norte-América, resultando na falha de San Andres, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *