Sobre as placas tectônicas e o seu movimento, analise as afirmativas abaixo e identifique a alternativa correta:
- A) Quando as placas convergem, pode-se dizer que elas estão sendo criadas e, quando divergem, sendo recicladas.
- B) As placas tectônicas localizam-se na astenosfera, caracterizada por ser rígida e frágil, e o movimento das placas se dá pela litosfera que é composta por material dúctil.
- C) A tectônica de placas é a teoria que explica a forma e o movimento das placas tectônicas. Atualmente, existem 6 grandes placas ao redor do mundo que correspondem aos continentes.
- D) O nome do processo que dá movimento às placas tectônicas se chama convecção.
- E) Existem somente dois tipos de limites relacionados às placas tectônicas: os convergentes, quando as placas vão de encontro uma da outra e os divergentes, quando as placas estão se afastando.
Resposta:
Resposta: O nome do processo que dá movimento às placas tectônicas se chama convecção.
Essa é a alternativa correta porque a convecção é o processo que ocorre na Terra, onde o calor interno do planeta faz com que o material do manto se expanda e se mova, criando correntes de convecção que impulsionam as placas tectônicas. Isso faz com que as placas se movam, criando zonas de divergência, onde elas se afastam, e zonas de convergência, onde elas colidem.
É importante notar que as outras alternativas não são corretas. A alternativa A está errada porque as placas tectônicas não são criadas ou recicladas quando convergem ou divergem. Já a alternativa B está errada porque as placas tectônicas não se localizam na astenosfera, e sim na litosfera. A alternativa C está errada porque a tectônica de placas é a teoria que explica a forma e o movimento das placas tectônicas, mas não é a resposta certa para a pergunta. A alternativa E está errada porque existem três tipos de limites relacionados às placas tectônicas: convergentes, divergentes e transformantes.
Deixe um comentário