Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Segundo Jared Diamond, autor de  Armas , germes e aço, as doenças infecciosas mais im portantes do passado costumavam vir de animais domésticos, enquanto o maior perigo atual são os patógenos vindos de espécies silvestres, por meio do contato gerado pela devastação ambiental e pelo tráfico de animais. As principais doenças infecciosas do Velho Mundo, como a tuberculose, apareceram nos mais variados lugares da Eurásia, enquanto a África Subsaariana provavelmente é a fonte da malária, que atinge milhões de pessoas em todo o mundo.


(Folha de S.Paulo, 13.06.2020)


Comparando-se as células dos patógenos das doenças descritas no texto, é correto afirmar que elas apresentam, como características comuns,

Resposta:

A alternativa correta é letra D) genes formados por DNA e presença de material semifluido denominado citosol.

 

Primeiramente, precisamos lembrar que a questão aborda as seguintes doenças:

  • Tuberculose: a tuberculose é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como Bacilo de Koch. Portanto, trata-se de uma célula procarionte.
  • Malária: a malária é causada por protozoários do gênero Plasmodium, P. vivax, P. falciparum, P. malariae e P. ovale. Portanto, trata-se de um protista, ser unicelular eucarionte.

Portanto:

A alternativa A está incorreta porque as células procariontes não possuem peroxissomos, sendo organelas presentes nas células eucarióticas.

 

A alternativa B está incorreta porque que ambos os agentes patogênicos são micrométricos e não nanopartículas. 

 

A alternativa C está incorreta porque as microvilosidades não ocorrem em nenhum dos dois patógenos citados. São especializações de membrana que ocorrem em células do epitélio de alguns tecidos relacionados com absorção de nutrientes. 

A alternativa D está correta pois DNA e citosol ocorrem no citoplasma de células procariontes e eucarióticas. 

 

A alternativa E está incorreta porque em células eucarióticas, ocorre membrana nuclear (carioteca) contendo o material genético, que é associado a histonas. No entanto, em células procariontes o DNA não é compartimentalizado por membrana nuclear (carioteca), ficando concentrado no citoplasma em uma região chamada nucleoide, onde forma uma estrutura circular, não ocorrendo histonas.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *