Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em relação às características dos seres vivos, sabemos que uma samambaia, uma ameba, um homem e um polvo possuem caracteres comuns que nos permitem reconhecê-los como seres vivos. Existem dois tipos básicos de células: as procarióticas e as eucarióticas. Estão entre as estruturas encontradas em uma célula procariótica:

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Membrana Plasmática, Ribossomo e Hialoplasma.

Gabarito da banca: Letra "C"

Entendimento: Letra "C"


Acompanhe minha análise:

 

Em primeiro lugar, o examinador quer que você identifique cada organismo e, em seguida, diga quais são procariontes e quais são eucariontes. Nesse sentido, vamos: uma samambaia (vegetal, ser eucarionte), uma ameba (um protozoário, ser eucarionte), um homem (animal, ser eucarionte) e um polvo (animal, ser eucarionte).

 

Em segundo lugar, o examinador quer que você saiba as diferenças entre procariontes e eucariontes.

 

Há muitos equívocos nos materiais didáticos quando abordam diferenças entre procariontes e eucariontes. Em síntese, os materiais simplificam demais a explicação e, de tanto simplificar, fornecem informações equivocadas.

Objetivamente, é o seguinte. Anote aí:

O sistema de endomembranas é encontrado somente em células eucarióticas. Em linhas gerais, o que é o sistema de endomembranas? Respondo objetivamente: as organelas membranosas e a membrana nuclear (carioteca). Portanto, os eucariontes têm células com núcleo definido. Nos procariotos, não há sistema de endomembranas. Portanto, não há organelas membranosas nem núcleo definido. Note que eu falo que não há núcleo definido; o material genético não fica restrito a um ambiente. O que há é uma "região nucleoide", mas não um núcleo com carioteca.


a)  Ribossomo, Carioteca e Vacúolo.

ERRADA. Os ribossomos estão presentes em seres procariontes e em seres eucariontes. A carioteca (membrana nuclear) faz parte do sistema de endomembranas, que é exclusiva de eucariotos. Contudo, o vacúolo (ausente em procariotos) pode estar presente nos vegetais, nos fungos e nos protistas (por exemplo, no protozoário ameba). Mas o vacúolo não está presente em humanos e polvos.

 

b)  Cloroplasto, Mitocôndria e Ribossomo.

ERRADA. Os cloroplastos podem estar presentes nos vegetais, mas não em ameba (um protozoário, ser eucarionte), um homem (animal, ser eucarionte) e um polvo (animal, ser eucarionte). As mitocôndrias estão presentes em todos os eucariontes. Ausentes estão as mitocôndrias nos procariontes. Os ribossomos estão presentes em procariontes e eucariontes, ou seja, em todos os organismos citados na questão.

 

c)  Membrana Plasmática, Ribossomo e Hialoplasma.

CORRETA. Nos procariontes, há a membrana plasmática. Também há a parede celular. A membrana citoplasmática localiza-se subjacente à parede celular, é formada por dupla camada fosfolipoproteica e é fundamental na estrutura bacteriana. Como característica específica da célula bacteriana, ao se comparar com a célula humana, observa-se a parede celular que, em conjunto com a membrana citoplasmática, forma o envelope celular das bactérias.

 

d)  Vacúolo, Cloroplasto e Complexo de Golgi.

ERRADA. O vacúolo (ausente em procariotos) pode estar presente nos vegetais, nos fungos e nos protistas (por exemplo, no protozoário ameba). Mas não está presente em humanos e polvos. Os cloroplastos estão ausentes nos procariontes e podem estar presentes nos eucariontes, como nos vegetais. Os cloroplastos não estão presentes em ameba (um protozoário, ser eucarionte), um homem (animal, ser eucarionte) e um polvo (animal, ser eucarionte).

 

e)  Nucléolo, Mitocôndria e Carioteca.

ERRADA. Nas células eucariontes, o nucléolo é o local de síntese de RNA ribossômico. Não há nucléolo nos procariontes. As mitocôndrias estão presentes em todos os eucariontes. Ausentes estão as mitocôndrias nos procariontes. A carioteca (membrana nuclear) é parte do sistema de endomembranas, que é exclusiva de células eucarióticas.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *