A célula eucarionte tem diversas organelas que possuem funções distintas, mas que juntas formam um complexo sistema. Uma dessas organelas é o Complexo de Golgi. Quanto a melhor descrição das funções do Complexo de Golgi, assinale a alternativa correta.
- A) O Complexo de Golgi exerce uma importante função nas células: são responsáveis pelo processo de respiração celular
- B) O Complexo de Golgi é um sistema de túneis responsável pela síntese proteica e secreção de hormônios esteroides
- C) O Complexo de Golgi é uma organela constituída por vesículas esféricas, com múltiplas funções, tem muita importância na separação e endereçamento das moléculas sintetizadas nas células, encaminhando às para as vesículas de secreção
- D) O Complexo de Golgi tem tamanho muito variável, frequentemente medindo 0,5-3,0μm de diâmetro. Possui o interior ácido e contém diversas enzimas hidrolíticas que possuem atividade em pH ácido. O Complexo de Golgi é um depósito de enzimas utilizadas pelas células para digerir moléculas introduzidas por fagocitose
Resposta:
A alternativa correta é letra C) O Complexo de Golgi é uma organela constituída por vesículas esféricas, com múltiplas funções, tem muita importância na separação e endereçamento das moléculas sintetizadas nas células, encaminhando às para as vesículas de secreção
Quanto a melhor descrição das funções do Complexo de Golgi, assinale a alternativa correta.
a) O Complexo de Golgi exerce uma importante função nas células: são responsáveis pelo processo de respiração celular
Incorreto. A organela responsável por essa tarefa é a Mitocôndria, uma organela com dupla camada fosfolipídica. É no interior das mitocôndrias que ocorrem duas etapas fundamentais para a respiração celular: o ciclo do ácido cítrico e a fosforilação oxidativa. A camada mais interna forma várias convoluções chamadas de cristas. O espaço encerrado pela membrana mais interna é a matriz mitocondrial e é nela que ocorrem as reações do ciclo do ácido cítrico. O espaço entre as membranas é chamado espaço intermembranas e é neste espaço que a mitocôndria tem uma grande concentração de prótons (H+) transportados para lá através da liberação elétrons de carreadores NADH e FADH2 produzidos no ciclo do ácido cítrico. Os elétrons são liberados na cadeia transportadora, um grupo de proteína presentes nas membranas das cristas. A energia potencial liberada pela passagem desses elétrons até seu aceptor final. permite o transporte ativo de H+ para dentro, gerando um gradiente eletroquímico que será aproveitado pela ATPsintase para produzir ATP.
b) O Complexo de Golgi é um sistema de túneis responsável pela síntese proteica e secreção de hormônios esteroides
Incorreto. A descrição acima corresponde a do Retículo Endoplasmático (RE). Essa organela membranosa contínua à membrana externa do envelope nuclear é dividida em duas regiões: RE liso e RE rugoso.
O RE liso tem como principais funções a síntese de lipídeos, o metabolismo de carboidratos, a desintoxicação de drogas e venenos e o armazenamento de cálcio. O papel na síntese dos lipídeos é o responsável pela produção de óleos, esteroides e fosfolipídeos. Dentre os esteroides estão os hormônios sexuais , por isso, células das glândulas supra renais, dos testículos e dos ovários são ricas em RE liso.
O RE rugoso ganha esse nome devido aos inúmeros Ribossomos aderidos à sua superfície externa. Esses ribossomos sintetizam as cadeias polipeptídicas, as quais vão entrando no lúmen (compartimento interno do RE) à medida que vão sendo produzidas. Dentro do lúmen essa cadeia se dobra em sua forma funcional. A partir dai essas proteínas são envoltas em membranas, "brotando" como bolhas do RE. As "bolhas" migram para o Complexo de Golgi, para secreção.
c) O Complexo de Golgi é uma organela constituída por vesículas esféricas, com múltiplas funções, tem muita importância na separação e endereçamento das moléculas sintetizadas nas células, encaminhando às para as vesículas de secreção
Correto. Conforme vimos na alternativa anterior. A região rugosa do RE produz proteínas e as "empacota" em vesículas rumo ao Complexo de Golgi. Chegando lá, essas proteínas podem passar por outras modificações. Posteriormente são armazenadas e reempacotadas, sendo enviadas em vesículas de secreção para outros destinos.
Essa organela parece ser um grande aglomerado de vesículas empilhadas. Estas nada mais são do que sacos membranosos achatados chamados de cisternas. Essas "pilhas" tem uma direção estrutural - o lado cis é o lado que recebe vesículas enviadas pelo RE; o lado trans dá origem aos vesículas de secreção.
d) O Complexo de Golgi tem tamanho muito variável, frequentemente medindo 0,5-3,0μm de diâmetro. Possui o interior ácido e contém diversas enzimas hidrolíticas que possuem atividade em pH ácido. O Complexo de Golgi é um depósito de enzimas utilizadas pelas células para digerir moléculas introduzidas por fagocitose
Incorreto. A descrição acima corresponde a uma organela chamada lisossomo. São os lisossomos que possuem pH interno ácido e diversas enzimas hidrolíticas. Após algum elemento entrar na célula por fagocitose, o lisossomo se funde ao fagossomo, liberando todo o seu conteúdo ácido para digerir o elemento incorporado. Os lisossomos também são utilizados para reciclar material interno da célula em um processo chamado autofagia. Parte de citosol ou organelas danificadas podem ser envoltas por uma membrana e a este envólucro é ligado um lisossomo, que efetua a digestão do material.
Deixe um comentário