Observe atentamente o quadro e figura com algumas das organelas citoplasmáticas encontradas nas células vegetal e animal. Em seguida, assinale a alternativa incorreta.
Figura: Características da célula animal e vegetal.
A- Lista das organelas citoplasmáticas.
B- Célula vegetal e Célula Animal
- A) A diferença no formato da célula animal quando comparada à célula vegetal, é dada pela ausência da parede celular na primeira
- B) No quadro de organelas citoplasmáticas, está ausente o vacúolo, que está presente apenas nas células vegetais. Dentre outras funções, essa organela tem papel importante ao longo do processo de crescimento celular
- C) Os vacúolos têm funções distantes dos lisossomos das células animais, que contém diversas enzimas digestivas em seu interior
- D) Os cloroplastos são o tipo mais conhecido de plastídios, sendo organelas responsáveis pela fotossíntese
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Os vacúolos têm funções distantes dos lisossomos das células animais, que contém diversas enzimas digestivas em seu interior
Observe atentamente o quadro e figura com algumas das organelas citoplasmáticas encontradas nas células vegetal e animal. Em seguida, assinale a alternativa incorreta.
a) A diferença no formato da célula animal quando comparada à célula vegetal, é dada pela ausência da parede celular na primeira
Correto. Células animais não possuem parede celular, apenas membrana plasmática. A forma da célula animal depende de seu citoesqueleto, cujos componentes são os microtúbulos (polímeros de tubulina), os microfilamentos (filamentos de actina) e os filamentos intermediários (compostos por proteínas como as queratinas, por exemplo).
A célula vegetal conta com uma parede celular, estrutura resistente que mantem o formato da célula. É graças a essa estrutura que o vegetal se mantêm de pé, uma vez que a parede celular pode ser reforçada e endurecida, originando, por exemplo, a madeira. Essa parede é formada por microfibrilas de celulose, hemiceluloses, pectina, lignina e outros polissacarídeos e proteínas.
b) No quadro de organelas citoplasmáticas, está ausente o vacúolo, que está presente apenas nas células vegetais. Dentre outras funções, essa organela tem papel importante ao longo do processo de crescimento celular
Correto. Existem livros que denominam as vesículas formadas nas células animais de vacúolos. Entretanto, para a célula animal há uma terminologia alternativa para estas estruturas como fagossomo, pinossomo, endossomos, etc. Independentemente disso, vamos desconsiderar nesta explicação os desencontros na terminologia.
É comum que o termo vacúolo seja usado para fazer referência à grande organela membranosa que, juntamente com os plastídios (ex: cloroplastos) e a parede celular, representam as 3 grandes diferenças entre as células vegetais e as animais.
Essa organela é formada por uma única membrana, chamada tonoplasto ou membrana vacuolar. Ela pode originar-se diretamente do retículo endoplasmático, mas a maioria das proteínas do tonoplasto bem como seu conteúdo são originados diretamente no Complexo de Golgi. A célula vegetal geralmente inicia sua formação com vários pequenos vacúolos que gradualmente aumentam de tamanho e se fundem e uma única grade estrutura.
O interior do vacúolo é preenchido por um líquido (suco celular) formado principalmente por água, íons como Ca2+, K+, Cl–, Na+, HPO42–, açúcares, ácidos orgânicos e aminoácidos. Esse conteúdo cria pressão osmótica, favorecendo a absorção de mais água para o interior do vacúolo. Essa é a base do crescimento da célula vegetal, pois à medida que a água é absorvida a célula expande. Essa pressão interna também contribuí para a rigidez dos tecidos vegetais.
A expansão do vacúolo é tão grande que esta organela chega a ocupar 90% do volume da célula. Isso traz duas grandes vantagens. Primeiro, a célula consegue crescer bastante quase sem gastar recursos sintetizando estruturas do citoplasma. Segundo, o citoplasma acaba se tornando uma fina camada "espremida" entre o vacúolo e a membrana celular. Isso cria uma grande superfície de contato entre o citosol e a membrana, favorecendo trocas com o meio externo e a difusão de oxigênio e outros gases.
c) Os vacúolos têm funções distantes dos lisossomos das células animais, que contém diversas enzimas digestivas em seu interior
Incorreto. Apesar de serem organelas de acumulação de água, íons e biomoléculas, os vacúolos também são um espaço de quebra de moléculas. Organelas inteiras são absorvidas e digeridas pelos vacúolos. Portanto, o vacúolo também consegue exercer uma função comparável à função dos lisossomos das células animais.
d) Os cloroplastos são o tipo mais conhecido de plastídios, sendo organelas responsáveis pela fotossíntese
Correto. Os plastídios são organelas formadas por membranas duplas, contendo um sistema interno de membranas achatadas chamadas tilacoides e uma matriz chamada estroma. Os representantes desse grupo são os cloroplastos, os cromoplastos e os leucoplastos.
Os cloroplastos são os plastídios mais famosos. Eles contém a clorofila, um pigmento responsável pela fotossíntese e pela coloração verde. Eles também contém os carotenoides, pigmentos de cor amarela ou laranja, cujas colorações são mascaradas pelo verde da clorofila. Todos esses pigmentos estão presentes nas membranas dos tilacoides.
À semelhança da mitocôndria, o cloroplasto é um organela semiautônoma. Contém material genético próprio, semelhante ao DNA bacteriano. O cloroplasto também tem ribossomos no estroma, capazes de sintetizar alguns dos polipeptídeos necessários para a organela.
Deixe um comentário