Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A figura ilustra uma possível sequência no processo evolutivo celular, a partir de um procarionte ancestral.

 

 

Tendo em vista o processo ilustrado e as características das células mais evoluídas atuais, é correto afirmar que, ao longo do tempo, houve

Resposta:

A alternativa correta é letra A) desenvolvimento de membranas internas, assim como a internalização de estruturas energéticas.

Gabarito: Letra "A"

Entendimento: Letra "A"


Acompanhe minha análise:

 

a)  desenvolvimento de membranas internas, assim como a internalização de estruturas energéticas.

CORRETA. O que está em jogo nessa questão é você entender como as células eucarióticas evoluíram a partir das células procarióticas. A explicação válida é dada pela teoria da endossimbiose serial. Anote aí:

Como essas características eucarióticas evoluíram a partir das células procarióticas? Uma gama de evidênias apoia a teoria da endossimbiose, que postula que mitocôndrias e os plastídeos (termo geral para cloroplastos e organelas relacionadas) eram pequenos procariotos que começaram a viver dentro de células maiores. O termo endossimbionte se refere a uma célula que vive dentro de outra, chamada de célula hospedeira. Os procariotos ancestrais das mitocôndrias e dos plastídeos provavelmente entraram na célula hospedeira como presa não digerida ou como parasitos internos. Embora esse processo pareça improvável, cientistas observaram diretamente casos em que o endossimbionte que começou como presa ou parasito acabou desenvolvendo uma relação de mútuo benefício com o hospedeiro em cerca de cinco anos.

[...]

Um grande número de evidências apoia a origem endossimbiótica das mitocôndrias e dos plastídeos:

  1. As membranas internas das duas organelas têm enzimas e sistemas de transporte homólogos àqueles encontrados na membrana plasmática de procariotos atuais.
  2. As mitocôndrias e os plastídeos replicam por um processo de divisão semelhante ao de certos procariotos. Além disso, cada uma dessas organelas possui uma molécula de DNA circular que, a exemplo dos cromossomos de bactéria, não está associada a histonas ou grandes quantidades de outras proteínas.
  3. Como esperado em organelas descendentes de organismos de vida livre, as mitocôndrias e os plastídeos também têm uma maquinaria celular (incluindo ribossomos) necessária para transcrever e traduzir o seu DNA em proteínas.
  4. Por fim, em termos de tamanho, sequências de RNA e sensibilidade a determinados antibióticos, os ribossomos das mitocôndrias e dos plastídeos são mais parecidos com ribossomos procarióticos do que com os ribossomos citoplasmáticos das células eucarióticas.

Referência: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. p. 528-529.

 

b)  surgimento espontâneo e abrupto de estruturas internas mais complexas, tais como o núcleo e as organelas.

ERRADA. O processo se deu de modo serial, por isso a teoria é denominada "teoria da endossimbiose serial".

 

c)  modificações de estruturas já existentes, relacionadas à captação de luz, tais como as mitocôndrias.

ERRADA. A Teoria da Endossimbiose, proposta pela pesquisadora Lynn Margulis, sustenta que alguns organoides que hoje compõem as células eucariontes tenham surgido como consequência de associações simbióticas estáveis entre diferentes organismos procariontes. Mais especificamente, essa teoria postula que os cloroplastos e as mitocôndrias dos eucariontes (com um verdadeiro núcleo celular) sugiram a partir da endocitose de cianobactérias e bactérias aeróbias. Portanto, não houve modificação de estrutura já existente, mas sim o engolfamento de organismos inteiros.

 

d)  a fagocitose e a pinocitose de organelas relacionadas à respiração, tais como os cloroplastos.

ERRADA. O examinador buscou confundir os conceitos. A teoria não trata de pinocitose, mas sim de endocitose. Em segundo lugar, a função de respiração é realizada pelas mitocôndrias, não pelos cloroplastos. 

 

e)  mutações genéticas responsáveis pela formação imediata dos cloroplastos e mitocôndrias.

ERRADA. A origem não se deu por mutação, mas sim pelo engolfamento de organismos.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *