Em cada um dos gráficos A e B, há três curvas, porém apenas uma delas, em cada gráfico, representa corretamente o fenômeno estudado.
No gráfico A, o fenômeno estudado é a atividade dos lisossomos na regressão da cauda de girinos na metamorfose. No gráfico B, o fenômeno estudado é a atividade dos peroxissomos na conversão dos lipídios em açúcares que serão consumidos durante a germinação das sementes.
A curva que representa corretamente o fenômeno descrito pelo gráfico A e a curva que representa corretamente o fenômeno descrito pelo gráfico B são, respectivamente,
- A) 1 e 1.
- B) 3 e 3.
- C) 3 e 1.
- D) 1 e 2.
- E) 2 e 2
Resposta:
A alternativa correta é letra A) 1 e 1.
Essa questão exige conhecimentos em Citologia.
Vamos analisar os gráficos.
- Em relação ao gráfico A:
Conforme a atividade dos lisossomos aumenta, a regressão da cauda do girino progride, ou seja, o comprimento relativo da cauda, em porcentagem, diminui; isso é representado pela curva 1.
Os lisossomos são organelas ricas em hidrolases ácidas como fosfatases, proteases, lipases, peptidases, nucleases e glicosidases, importantes na hidrólise de macromoléculas celulares como proteínas, carboidratos, lipídios e ácidos nucleicos.
A atividade da fosfatase ácida é um biomarcador da atividade lisossomal. Durante a metamorfose de girinos, há um aumento gradativo da atividade da fosfatase ácida com o passar dos estádios metamórficos (ver imagem abaixo), coincidindo com a regressão da cauda.
Fonte: Gonçalves (2017).
Logo, no gráfico A, a curva que faz a correlação correta é a curva 1.
- Em relação ao gráfico B:
Conforme os peroxissomos convertem lipídeos em açúcares, a porcentagem de lipídeos na semente diminui gradativamente; isso é representado pela curva 1.
Aqui dá dois problemas. Primeiro: não são exatamente peroxissomos "comuns" que realizam tal função nessas sementes, mas sim glioxissomos (peroxissomos especializados que realizam o ciclo do glioxilato). Segundo: seria importante citar quais são essas sementes, pois este processo é comum em oleaginosas, sementes ricas em lipídeos; do jeito que está escrito, o enunciado dá a entender que é um processo comum que ocorre em todas as sementes. Apesar desses pequenos problemas, é possível compreender e responder a questão.
Para ocorrência da germinação e do estabelecimento pós-germinativo, em oleaginosas, é preciso haver intensa remodelação de membranas e mobilização dos lipídeos cotiledonares. Os lipídeos disponíveis nos corpos oleosos dessas sementes são mobilizados e preferencialmente β-oxidados nos glioxissomos.
Durante a germinação das sementes oleaginosas, a atividade dos glioxissomos cresce gradualmente, coincidindo com a diminuição de lipídeos nessas sementes.
Logo, no gráfico B, a curva que faz a correlação correta é a curva 1.
ENUNCIADO/COMANDO:
A curva que representa corretamente o fenômeno descrito pelo gráfico A e a curva que representa corretamente o fenômeno descrito pelo gráfico B são, respectivamente,
A alternativa que atende ao comando é a Alternativa A (1 e 1).
FONTES:
BELTRÃO, NE de M.; DE OLIVEIRA, M. I. P. Biossíntese e degradação de Lipídios, Carboidratos e Proteínas em oleaginosas. Embrapa Algodão-Documentos (INFOTECA-E), 2007.
GONÇALVES, Adriano Marques. Atividade de fosfomonohidrolases envolvidas com o crescimento e absorção da cauda de girinos de rã-touro (Lithobates catesbeianus). 2013.
GONÇALVES, Adriano Marques. Identificação e caracterização de isoformas de fosfomonohidrolases presentes na cauda de girinos de rã-touro (Lithobates catesbeianus) durante o desenvolvimento larval. 2017.
LIMA, Juliana Gabriela Silva de. Influência dos estresses hídrico e salino nos sistemas antioxidante e lipídico durante a transição semente-plântula em cártamo. 2016.
NELSON, David L.; COX, Michael M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 7 ed. Artmed Editora, 2018.
SANTANA, Caroline Carla. Atividade de fosfomonohidrolases presentes em fígado de girino de rã-touro (Lithobates catesbeianus) durante a metamorfose. 2015.
Deixe um comentário