Um músculo, em intensa atividade, necessita de uma grande quantidade de energia, que é obtida pela queima de alimento com o uso de gás oxigênio, mas, nesse caso, parte da energia necessária para a atividade muscular é obtida, também, por um tipo de fermentação, um mecanismo de queima de alimento sem utilização de gás oxigênio. A fermentação que ocorre no músculo é chamada láctica, pois gera ácido láctico como produto final, o que pode provocar fadiga muscular, isto é, dor e enrijecimento da musculatura. Considerando-se que as células musculares apresentam um alto consumo de energia, a organela encontrada em abundância, nessas células, é
- A) complexo de Golgi.
- B) mitocôndria.
- C) retículo endoplasmático.
- D) ribossomos.
- E) centríolos.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) mitocôndria.
Gabarito da banca: Letra "B"
Entendimento: Letra "B"
Acompanhe nossa análise:
As mitocôndrias realizam o processo metabólico que utiliza oxigênio para dirigir a geração de ATP pela extração de energia a partir de açúcares, gorduras e outros combustíveis. Portanto, nas células com alto consumo de energia, notamos abundância de mitocôndrias. É uma questão fácil. Anote aí:
MITOCÔNDRIAS. Nas células eucarióticas, a degradação de moléculas ricas em energia, como a glicose, começa no citoplasma. As moléculas que resultam dessa degradação parcial entram nas mitocôndrias, cuja principal função é converter a energia química dessas moléculas em uma forma que a célula possa utilizar, ou seja, a molécula, rica em energia ATP (do inglês adenosine triphosphate [trifosfato de adenosina]) [...]. A produção de ATP nas mitocôndrias, utilizando moléculas de liberação de energia e oxigênio molecular (O2), é chamada de respiração celular. (SADAVA et al., 2020, p. 95, grifo nosso).
Referência: SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. 11. ed. Porto Alegre: Artmed, 2020. v. 1. Constituintes químicos da vida, células e genética.
Deixe um comentário