A professora distribuiu aos alunos algumas fichas contendo, cada uma delas, uma descrição de características de uma organela celular.
Abaixo, as fichas recebidas por sete alunos.
Auxílio na formação de cílios e flagelos.
Associação ao RNAm para desempenhar sua função.
Síntese de proteínas que serão exportadas pela célula.
Síntese de alguns glicídios e modificação de proteínas, preparando-as para secreção.
Digestão dos componentes desgastados da própria célula.
Presença de equipamento próprio para a síntese de proteínas.
A professora também desenhou na quadra de esportes da escola uma grande célula animal, com algumas de suas organelas (fora de escala), conforme mostra a figura.
Ao comando da professora, os alunos deveriam correr para a organela cuja característica estava descrita na ficha em seu poder.
Carlos e Mayara correram para a organela indicada pela seta 7; Fernando e Rodrigo correram para a organela indicada pela seta 5; Giovana e Gustavo correram para a organela indicada pela seta 4; Lígia correu para a organela indicada pela seta 6.
Os alunos que ocuparam o lugar correto na célula desenhada foram
- A) Mayara, Gustavo e Lígia.
- B) Rodrigo, Mayara e Giovana.
- C) Gustavo, Rodrigo e Fernando.
- D) Carlos, Giovana e Mayara.
- E) Fernando, Carlos e Lígia.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Mayara, Gustavo e Lígia.
Essa questão exige conhecimentos sobre organelas celulares.
Vamos associar as funções recebidas pelos alunos às organelas que as desempenham e aos números na célula desenhada pela professora.
- Fernando: Auxílio na formação de cílios e flagelos; nas células eucarióticas animais, os centríolos contidos nos centrossomos (3) auxiliam na montagem dos microtúbulos (fibras que formam cílios e flagelos) e também dos cílios e flagelos.
- Giovana: Associação ao RNAm para desempenhar sua função; os ribossomos (5) são responsáveis pela associação ao RNAm.
- Carlos: Síntese de proteínas que serão exportadas pela célula; proteínas são sintetizadas em ribossomos e, aquelas que serão exportadas, são sintetizadas em ribossomos aderidos ao retículo endoplasmático rugoso (1).
- Rodrigo: Síntese de alguns glicídios e modificação de proteínas, preparando-as para secreção; o complexo de Golgi (2) realiza tais funções.
- Mayara: Digestão dos componentes desgastados da própria célula; os lisossomos (7) realizam tal função.
- Gustavo: Presença de equipamento próprio para a síntese de proteínas; as mitocôndrias (4) possuem ribossomos que sintetizam algumas proteínas para sua atividade.
- Lígia: Síntese de ácidos nucleicos; ocorre no núcleo (6) (uma ressalva a ser feita é que o núcleo não sintetiza ácidos nucleicos; o núcleo, na verdade, é uma localização dentro da célula eucariótica, demarcada pelo envelope nuclear, e dentro dele ocorre a síntese de ácidos nucleicos).
ENUNCIADO/COMANDO:
Ao comando da professora, os alunos deveriam correr para a organela cuja característica estava descrita na ficha em seu poder.
Carlos e Mayara correram para a organela indicada pela seta 7; Fernando e Rodrigo correram para a organela indicada pela seta 5; Giovana e Gustavo correram para a organela indicada pela seta 4; Lígia correu para a organela indicada pela seta 6.
Os alunos que ocuparam o lugar correto na célula desenhada foram
A alternativa que atende ao comando é a Alternativa A (Mayara, Gustavo e Lígia foram os alunos que ocuparam o lugar correto conforme as funções que receberam da professora).
FONTE: REECE, Jane B. et al. Biologia de Campbell. 10 ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2015.
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