Na fagocitose, o fagossomo é uma estrutura que contém partículas sólidas capturadas no meio externo. Ao se fundir a uma bolsa membranosa, promove a digestão das partículas por meio da ação de enzimas. Essa estrutura tem origem no complexo Golgiense, estando presente em praticamente todas as células eucarióticas. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta a estrutura mencionada.
- A) núcleo
- B) lisossomo
- C) ribossomo
- D) cloroplasto
- E) centríolo
Resposta:
A alternativa correta é letra B) lisossomo
Gabarito da banca: Letra "B"
Entendimento: Letra "B"
Acompanhe minha análise:
Ao considerar a "digestão de partículas" em "fagossomos", é dispensável falar de estruturas como centríolos, cloroplasto (célula vegetal), ribossomos e núcleo. Importa compreender é a relação entre complexo de Golgi e lisossomo.
Ganhador do prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2016, Yoshinori Ohsumi realizou importantes descobertas sobre os mecanismos de autofagia, processo pelo qual as células promovem a digestão intracelular de partes de si mesmas. A organela é responsável pela digestão intracelular é o lisossomo:
A fagocitose é um processo que possibilita às células de defesa internalizarem organismos invasores, células em apoptose ou mesmo outras células. Quando projeções da membrana envolvem o alvo, vias intracelulares de sinalização são ativadas, levando à reorganização do citoesqueleto de actina e à formação de um vacúolo, o fagossomo, que mergulha no citoplasma da célula [...].
Em seguida, esses fagossomos fundem-se com os lisossomos, formando o fagolisossomo. As bombas de prótons encontradas na membrana quebram o ATP e liberam os prótons para a luz do fagolisossomo, que se torna ácido, alcançando valores de pH entre 4,5 e 5,0, ideal para a atividade das hidrolases ácidas. O material a ser digerido mistura-se, assim, com as enzimas hidrolíticas [...]. (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2012, p. 216, grifo meu).
Referência: JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
Você pode observar o esquema, que é bastante claro:
Referência: JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
Deixe um comentário