Os organismos vivos são formados por uma diversidade de células. Quanto à estrutura interna das células, assinale a alternativa correta.
- A) As moléculas lipídicas são anfifílicas, apresentando uma extremidade polar.
- B) A bicamada lipídica forma a estrutura básica de todas as membranas celulares.
- C) Mitocôndrias e cloroplastos possuem sistemas genéticos próprios, não necessitando importar proteínas do citosol.
- D) O retículo endoplasmático atua apenas no armazenamento intracelular de Ca2+.
- E) Os lisossomos são especializados na digestão intracelular de macromoléculas, contendo proteínas de membrana comuns a outras células e algumas enzimas.
Resposta:
ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA
A questão foi anulada por apresentar mais de uma alternativa correta. Segundo a banca, estão corretas as alternativas B e E.
a) As moléculas lipídicas são anfifílicas, apresentando uma extremidade polar.
INCORRETA: As moléculas lipídicas anfifílicas são compostas de uma extremidade polar, mas não somente dela, pois trata-se de uma composição de natureza bifásica. Assim, essa moléculas tem uma extremidade polar, que fica voltada para o citosol, e uma região apolar, voltada internamente.
b) A bicamada lipídica forma a estrutura básica de todas as membranas celulares.
CORRETA: A bicamada lipídica é a estrutura básica de todas as membranas celulares. Consiste em duas camadas de moléculas lipídicas, com as cabeças polares voltadas para fora em direção ao meio aquoso e as caudas apolares voltadas para dentro, formando uma barreira semipermeável que controla o movimento de substâncias dentro e fora da célula.
c) Mitocôndrias e cloroplastos possuem sistemas genéticos próprios, não necessitando importar proteínas do citosol.
INCORRETA: Tanto mitocôndrias quanto cloroplastos possuem sistemas genéticos próprios, que codificam algumas das proteínas necessárias para suas funções específicas. No entanto, eles não são completamente autossuficientes em termos de produção de proteínas. Ambas as organelas ainda dependem da importação de proteínas sintetizadas no citosol para funcionar adequadamente
d) O retículo endoplasmático atua apenas no armazenamento intracelular de Ca2+.
INCORRETA: O retículo endoplasmático desempenha várias funções essenciais na célula, além do armazenamento intracelular de cálcio (Ca2+). Existem dois tipos principais de retículo endoplasmático: o retículo endoplasmático rugoso (ou granular), que tem ribossomos aderidos à sua superfície e está envolvido na síntese de proteínas, e o retículo endoplasmático liso, que não tem ribossomos associados e desempenha várias funções, incluindo a síntese de lipídios, a desintoxicação de substâncias tóxicas e o armazenamento de cálcio.
e) Os lisossomos são especializados na digestão intracelular de macromoléculas, contendo proteínas de membrana comuns a outras células e algumas enzimas.
CORRETA: Os lisossomos contêm uma variedade de enzimas hidrolíticas que quebram macromoléculas em componentes menores, que podem ser reutilizados pela célula. A origem dessas proteínas de membrana e enzimas, são das vesículas lisossomais. As proteínas de membrana dos lisossomos, e algumas enzimas, são sintetizadas nos ribossomos livres do citoplasma e transportadas para o Complexo de Golgi, onde são processadas e empacotadas em vesículas específicas chamadas de vesículas lisossomais. Essas vesículas então, fundem-se com os endossomos precoces e, subsequentemente, com os endossomos tardios, formando os lisossomos. No Complexo de Golgi, ocorre o processamento de proteínas, enzimas e outras moléculas para toda a célula. A partir dali, elas são direcionadas para regiões distintas, porém algumas dessas moléculas podem ser encontradas em outras organelas e na composição das membranas celulares, visto que tem uma origem em comum.
Deixe um comentário