Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina 2013 foi atribuído conjuntamente a James E. Rothman, Randy W. Schekman e Thomas C. Südhof por suas descobertas da maquinaria de regulação do tráfego de vesículas, um importante sistema de transporte em nossas células.

Disponível em: http://www.nobelprize.org. Acesso o em: 29 nov. 2013 (adaptado).

Dadas as afirmativas sobre o transporte vesicular,

I. Permite a secreção de diversas moléculas sintetizadas pela célula, por exemplo: hormônios, neurotransmissores e proteínas da matriz extracelular do tecido conjuntivo.

II. Envolve a participação de retículo endoplasmático, responsável pela síntese de proteínas e lipídios, e complexo de Golgi, responsável pelas modificações (glicosilação, sulfatação e fosfatação) em proteínas e lipídios.

III. O transporte das vesículas ocorre com o auxílio do citoesqueleto da célula, em que os microtúbulos citoplasmáticos são os envolvidos nesse processo.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Resposta:

A alternativa correta é letra E) I, II e III.

Gabarito da banca: Letra "E"

Entendimento: Letra "E"

Acompanhe minha análise:

 

CORRETA. Sim, através da exocitose. Anote aí:

Todas as células necessitam dessa via secretora constitutiva, que opera continuadamente [...]. As células secretoras especializadas, entretanto, possuem uma segunda via secretora na qual proteínas solúveis e outras substâncias são inicialmente armazenadas em vesículas secretoras para liberação posterior por exocitose. Essa é a via secretora regulada, encontrada sobretudo em células especializadas para a secreção de produtos de demanda rápida – como hormônios, neurotransmissores ou enzimas digestivas [...]. (p. 741, grifo meu).

Referência: ALBERTS, B. et al. Biologia Molecular da Célula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

 

CORRETA.

O aparelho de Golgi tem vários papéis:

 

• recebe vesículas contendo proteínas do RER;

modifica, concentra, empacota e classifica as proteínas antes que elas sejam enviadas para seus destinos celulares ou extracelulares;

• adiciona carboidratos às proteínas e modifica outros carboidratos que foram anexados às proteínas no RER;

• é onde alguns polissacarídeos para a parede celular vegetal são sintetizados.

 

As cisternas do aparelho de Golgi possuem três regiões funcionalmente distintas:

 

1. a região cis fica próxima ao núcleo ou a uma porção do RER;

2. a região trans fica próxima à membrana celular;

3. a região intermediária fica no meio [...].

 

Os termos cis, trans e intermediária derivam de palavras latinas que significam, respectivamente, “do mesmo lado”, “do lado oposto” e “no meio”. Essas três partes do aparelho de Golgi contêm diferen-tes enzimas e realizam diferentes funções.

 

As vesículas contendo proteínas do RER fundem-se com a membrana cis do aparelho de Golgi, liberando sua carga no lúmen da cisterna do aparelho de Golgi. Outras vesículas podem se mover entre as cisternas, transportando proteínas, e parece que algumas proteínas se movem de uma cisterna para a próxima por meio de pequenos canais. As vesículas que brotam da região trans carregam seus conteúdos para longe do aparelho de Golgi. Essas vesículas vão para a membrana plasmática ou para o lisossomo, outra organela do sistema de endomembranas. (p. 94, grifo meu).

Referência: SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. 11. ed. Porto Alegre: Artmed, 2020. v. 1. Constituintes químicos da vida, células e genética.

 

CORRETA.

Existem três componentes do citoesqueleto eucariótico: microfilamentos (menor diâmetro), filamentos intermediários e microtúbulos (maior diâmetro). Esses filamentos têm funções muito diferentes.

  • Microfilamentos [de actina]: Os microfilamentos têm duas funções principais: 1. ajudam no movimento de toda a célula ou de partes dela; 2. determinam e estabilizam a forma celular.
  • Filamentos intermediários: Os filamentos intermediários têm duas funções estruturais principais: 1. ancoram as estruturas celulares no lugar. Em algumas células, os filamentos intermediários se projetam do envelope nuclear e ajudam a manter as posições do núcleo e de outras organelas na célula. As laminas da lâmina nuclear são filamentos intermediários. Outros tipos de filamentos intermediários ajudam a manter no lugar o complexo mecanismo de microfilamentos nas microvilosidades das células intestinais [...]; 2. resistem à tensão. Por exemplo, eles mantêm rigidez nos tecidos da superfície corporal, esticando-se por meio do citoplasma e conectando-se a estruturas especializadas da membrana chamadas de desmossomos [...].
  • Microtúbulos: Os componentes de maior diâmetro do sistema citoesquelético – chamados de microtúbulos – são cilindros longos, ocos e não ramificados com cerca de 25 nm de diâmetro e até vários micrômetros de comprimento. Os microtúbulos têm duas funções na célula: 1. formam um esqueleto interno rígido para algumas células; 2. atuam como uma armação ao longo da qual as proteínas motoras podem movimentar estruturas dentro da célula. (SADAVA, 2020, p. 99-100, grifo meu).

Referência: SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. 11. ed. Porto Alegre: Artmed, 2020. v. 1. Constituintes químicos da vida, células e genética.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *