Em nossa região norte ainda é grande o número de pessoas que vivem em risco social, sendo a privação de uma alimentação saudável um dos indicadores da miséria.
Quando as reservas do corpo se esgotam, as células passam a digerir partes de si mesmas, como estratégia de sobrevivência no momento de crise. As estruturas celulares diretamente responsáveis por este processo e o fenômeno ocorrido são, respectivamente:
- A) mitocôndrias e fagocitoses.
- B) ribossomos e autofagia.
- C) mitocôndrias e autofagia.
- D) lisossomos e fagocitose.
- E) lisossomos e autofagia.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) lisossomos e autofagia.
Gabarito: Alternativa E
Justificativa: A digestão celular é realizada a partir de uma organela celular denominada lisossomos, no qual consiste em um vesícula repleta de enzimas. Dentre suas funções, realizam a degradação de partículas que foram capturadas pelas células, além de atuar na reciclagem de alguns componentes da célula.
Esse mecanismo é chamado de autofagia e ocorre a degradação de alguns componentes do próprio citosol, como forma de promover equilíbrio dessa célula mesmo em condições adversas. Nesse processo, a célula é capaz de promover uma "limpeza" em seu interior, eliminando macromoléculas malformadas, além de proteínas, lipídeos, nucleotídeos, aminoácidos e ácidos graxos.
Algumas situações que também estimulam a célula a realizar a autofagia são: acúmulo de organelas defeituosas e agregados proteicos, escassez nutricional, presença de patógenos, intoxicação, condições de temperatura inadequadas e baixa oxigenação. Além disso, também está relacionada a processos de remodelação celular e defesa do hospedeiro contra patógenos e algumas doenças.
Material de apoio:
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que é autofagia?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-autofagia.htm. Acesso em 22 de março de 2023.
Deixe um comentário