Durante o processo evolutivo, algumas organelas de células eucariotas se formaram por endossimbiose com procariotos. Tais organelas mantiveram o mesmo mecanismo de síntese proteica encontrado nesses procariotos.
Considere as seguintes organelas celulares, existentes em eucariotos:
1 – mitocôndrias
2 – aparelho golgiense
3 – lisossomas
4 – cloroplastos
5 – vesículas secretoras
6 – peroxissomas
Nas células das plantas, as organelas que apresentam o mecanismo de síntese proteica igual ao dos procariotos correspondem às de números:
- A) 1 e 4
- B) 2 e 3
- C) 3 e 6
- D) 4 e 5
Resposta:
A alternativa correta é letra A) 1 e 4
Gabarito: Alternativa A
A teoria da endossimbiose, proposta por Lynn Margulis em 1981, estipula que algumas organelas de células eucariontes que se originaram a partir de outros organismos procariontes unicelulares englobados por uma célula, a partir de uma associação de simbiose. As organelas originadas a partir desse processo são as mitocôndrias e os cloroplastos.
A teoria considera os ancestrais de mitocôndrias e cloroplastos organismos simbiontes, capazes de sobrevivência quando englobados por outro organismo. Por outro lado, a célula hospedeira atua de forma semelhante a um "fagócito", englobando partículas no interior de vesículas. A célula englobada é capaz de sobreviver no interior da outra, sem que haja degradação.
Em um processo evolutivo, ambas as células passaram a viver em simbiose, sem capacidade de sobrevivência de forma isolada. Ambas as células se beneficiaram, uma vez que a célula hospedeira garantiu seu processo de respiração e fotossíntese, através da mitocôndria e dos cloroplastos, respectivamente, enquanto a célula hospedeira fornecia proteção e nutrientes as demais.
Deixe um comentário