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Das proposições abaixo, relacionadas ao estudo das células, marque a alternativa incorreta:

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Resposta:

A alternativa correta é letra D) As células contêm DNA, como um depósito de informações genéticas, que é usado para guiar a síntese de proteínas

Gabarito da banca: Letra "D"

Entendimento: Letra "E"

Acompanhe minha análise:

 

a) Os centríolos são cilindros protéicos, relacionados com os movimentos celulares durante a mitose

CORRETA.

 

b) O retículo endoplasmático rugoso, que é contínuo ao envelope nuclear, é responsável pelo armazenamento de proteínas por ele sintetizadas

CORRETA. Sim, é parte do sistema de endomembranas, que inclui retículo endoplasmático rugoso e liso, vesículas e complexo de Golgi.

 

c) As mitocôndrias oxidam a glicose obtida da quebra de carboidratos provenientes da alimentação

CORRETA.

d) As células contêm DNA, como um depósito de informações genéticas, que é usado para guiar a síntese de proteínas

CORRETA. Anote aí:

O DNA, um ácido nucleico, é a molécula característica da vida. Ele não é encontrado em pedaços de rocha, por exemplo. Por que o DNA é tão importante? Ele é a base do crescimento, da sobrevivência e da reprodução em todos os organismos. Ele também é a fonte das características distintas, ou traços, de cada indivíduo.

 

Na natureza, um organismo herda DNA – a base de seus traços – dos pais. Herança é a transmissão do DNA dos pais aos descendentes. Mariposas se parecem com mariposas e não com galinhas porque herdaram o DNA das mariposas, que é diferente do DNA das galinhas. Reprodução se refere aos mecanismos reais pelos quais pais transmitem DNA aos descendentes. Para todos os indivíduos pluricelulares, o DNA tem informações que guiam o crescimento e o desenvolvimento – a transformação organizada da primeira célula de um novo indivíduo em um adulto (embriogênese) [...].

 

O DNA contém instruções e as células utilizam algumas dessas instruções para formar proteínas, que são cadeias longas de aminoácidos. Há apenas 20 tipos de aminoácidos, mas as células os unem em sequências diferentes para formar uma grande variedade de proteínas. Por analogia, poucos tipos diferentes de azulejos podem ser organizados em muitos padrões diferentes [...]. Proteínas têm papéis estruturais ou funcionais. Por exemplo, algumas proteínas são enzimas – moléculas funcionais que fazem com que as atividades das células sejam realizadas mais rapidamente do que fariam por conta própria. Sem as enzimas, tais atividades não aconteceriam suficientemente rápido para que uma célula sobrevivesse. Não haveria mais células e, portanto, vida. (p. 7, grifo meu).

Referência: STARR, C. et al. Biologia: unidade e diversidade da vida, volume 1. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

 

e) O lisossomo é um sistema constituído de filamentos, de proteínas, que se estende pelo citoesqueleto

ERRADA. Totalmente errada, pois os lisossomos são vesículas que fazem parte do sistema de endomembranas, e não de um sistema de filamentos. Anote aí:

Vesículas são pequenas organelas semelhantes a bolsas, envolvidas por membrana. Elas se formam em grandes números e em uma variedade de tipos, seja de forma independente, seja brotando de outras organelas ou membrana plasmática.

[...]

Muitas vesículas se fundem e esvaziam seus conteúdos em um complexo de Golgi. Essa organela tem uma membrana dobrada que normalmente parece uma pilha de panquecas [...]. As enzimas existentes no complexo de Golgi dão o toque final nas cadeias de polipeptídeos e lipídeos que foram entregues pelo RE. Eles se prendem a grupos de fosfato ou açúcares e racham determinadas cadeias de polipeptídeos. Os produtos acabados — proteínas da membrana, proteínas para secreção e enzimas — são classificados e embalados em novas vesículas, que os carregam para a membrana plasmática ou para os lisossomos. Lisossomos são vesículas que contêm enzimas digestórias poderosas. Eles se fundem aos vacúolos que carregam partículas ou moléculas para descarte, como componentes celulares desgastados. As enzimas dos lisossomos são esvaziadas nesses vacúolos, digerindo seu conteúdo. (p. 67, grifo meu).

Referência: STARR, C. et al. Biologia: unidade e diversidade da vida, volume 1. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

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