No ano de 1953, foi criada a Amazônia Legal, com objetivo de planejar e promover o desenvolvimento econômico e social dos Estados da Região Amazônica e garantir a proteção ambiental. Além do Bioma da Amazônia, a Amazônia Legal abrange uma pequena parte do Cerrado e do Pantanal. Esses Estados fazem parte da Amazônia Legal, exceto:
- A) Mato Grosso.
- B) Mato Grosso do Sul.
- C) Roraima.
- D) Tocantins.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Mato Grosso do Sul.
Resolução
GABARITO LETRA B
No ano de 1953, foi criada a Amazônia Legal, com objetivo de planejar e promover o desenvolvimento econômico e social dos Estados da Região Amazônica e garantir a proteção ambiental. Além do Bioma da Amazônia, a Amazônia Legal abrange uma pequena parte do Cerrado e do Pantanal. Esses Estados fazem parte da Amazônia Legal, exceto:
a) Mato Grosso.
CORRETA. A Amazônia Legal é dividida em duas partes: a Amazônia Ocidental, composta pelos Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, e a Amazônia Oriental, composta, por exclusão, pelos Estados do Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso.
Mato Grosso foi inserido na Amazônia Legal em 1953 com o objetivo de ocupar e promover o desenvolvimento do estado, que historicamente compartilhava dos mesmos desafios econômicos, políticos e sociais dos estados da região amazônica.
b) Mato Grosso do Sul.
ERRADA. A Amazônia Legal é uma área que corresponde a 59% do território brasileiro e engloba a totalidade de oito estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Estado do Maranhão (a oeste do meridiano de 44ºW), perfazendo 5,0 milhões de km². Nela residem 56% da população indígena brasileira.
O Mato Grosso do Sul é uma das 27 unidades federativas do Brasil (Figura 1), está localizado ao sul da região Centro-Oeste e tem como limites os estados de Goiás a nordeste, Minas Gerais a leste, Mato Grosso ao norte, Paraná ao sul e São Paulo ao sudeste, além da Bolívia a oeste e o Paraguai ao oeste e ao sul. Sua capital e maior cidade é Campo Grande e outros municípios importantes são: Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Naviraí, Aquidauana e Nova Andradina. Ocupa uma superfície de 358.159 km², participando com 22,2% da superfície da Região Centro-Oeste do Brasil e 4,2% da área territorial brasileira.
c) Roraima.
CORRETA. O termo político “Amazônia Legal” é utilizado para designar a região amazônica brasileira que possui mais de 5 milhões de quilômetros quadrados. Esta região contempla os estados do Pará, Acre, Amazonas, Rondônia, Amapá, Mato Grosso, Roraima, Tocantins e uma parcela do estado do Maranhão.
Este conceito, Amazônia Legal, foi criado na década de 50 por uma autarquia já extinta: a Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia. Seu principal objetivo era desenvolver e integrar economicamente essa região, que era mais isolada e menos desenvolvida comparada ao resto do Brasil.
De origem indígena, Roraima significa “Monte Verde”. Este é o estado menos populoso da Amazônia Legal e sua capital, Boa Vista, é a única cidade do Brasil situada no Hemisfério Norte.
d) Tocantins.
CORRETA. A Amazônia Legal é uma área formada por nove Estados e abrange toda a região Norte, além de partes do Centro-Oeste e do Nordeste. São 5 milhões de quilômetros quadrados, ou 59% de todo o território nacional. Isso inclui os Estado do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, e Maranhão.
O conceito foi criado em 1953 para que o governo planejasse o desenvolvimento econômico de toda a região de forma integrada. Para promover a integração econômico da Amazônia Legal, o governo federal criou, na década seguinte, órgãos como a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), que coordena a ação de órgãos federais no território, e o Banco da Amazônia.
Como a Amazônia Legal foi criada com foco no desenvolvimento econômico, em seu território não há só floresta amazônica, mas também áreas de matas de transição e outros biomas. Os limites da Amazônia Legal foram alterados várias vezes em consequência de mudanças na divisão política do país.
Deixe um comentário