Leia o fragmento do texto:
Desmatamento no Cerrado se concentrou no MATOPIBA
Mais da metade dos 6.484 km² de desmatamento aconteceu na região de maior expansão agropecuária do Bioma. “O Cerrado já perdeu cerca de metade de sua vegetação nativa original. Em um contexto de emergência climática e rápida perda da biodiversidade, é preciso zerar o desmatamento no bioma. No entanto, nada tem sido feito por governos e pelo setor privado”, afirma Cristiane Mazzetti, da campanha de florestas do Greenpeace Brasil.
Fonte: Greenpeace Brasil. 18/12/2019.
Sobre a situação anunciada no texto, assinale a alternativa CORRETA.
- A) O Cerrado é o bioma brasileiro com menor percentual de vegetação nativa ainda existente, sendo que a urbanização intensa a partir da década de 1970 foi a principal causa da supressão dessa vegetação.
- B) A região do MATOPIBA apresentou, nos últimos anos, baixo crescimento econômico, devido à influência do clima seco, sendo assim, foram dados incentivos fiscais da SUDENE para a industrialização, por isso ocorreu essa elevada taxa de desmatamento.
- C) A região conhecida como MATOPIBA, isto é, parte dos estados do Maranhão, do Tocantins, do Piauí e da Bahia, converteu área da vegetação natural do Cerrado em cultivo, devido ao agronegócio.
- D) A expansão do agronegócio no Brasil se concentrou apenas no Cerrado, por isso outros Biomas, como a Floresta Amazônica, obteve redução significativa do desmatamento em 2019.
- E) A produção agropecuária da região denominada de MATOPIBA consiste em produtos de subsistência, pois destina-se ao mercado consumidor do Nordeste, em que predomina a população de baixa renda.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) A região conhecida como MATOPIBA, isto é, parte dos estados do Maranhão, do Tocantins, do Piauí e da Bahia, converteu área da vegetação natural do Cerrado em cultivo, devido ao agronegócio.
Gabarito: alternativa C)
Devemos assinalar a alternativa correta sobre a atual problemática do intenso desmatamento do Cerrado brasileiro.
a) O Cerrado é o bioma brasileiro com menor percentual de vegetação nativa ainda existente, sendo que a urbanização intensa a partir da década de 1970 foi a principal causa da supressão dessa vegetação.
Incorreta. Historicamente, a ocupação do território brasileiro começou em áreas litorâneas e acabou por se concentrar em tal região nos séculos seguintes. Por conta disso, a Mata Atlântica foi largamente devastada, sendo o bioma brasileiro com menor percentual de vegetação nativa ainda existente.
b) A região do MATOPIBA apresentou, nos últimos anos, baixo crescimento econômico, devido à influência do clima seco, sendo assim, foram dados incentivos fiscais da SUDENE para a industrialização, por isso ocorreu essa elevada taxa de desmatamento.
Incorreta. A região do Matopiba recebe esse nome porque engloba parte dos territórios de 4 estados: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Nos últimos anos, essa região apresentou um acentuado crescimento da produção agrícola, sobretudo por causa do plantio de soja e outros grãos, o que resultou em um significativo crescimento econômico.
c) A região conhecida como MATOPIBA, isto é, parte dos estados do Maranhão, do Tocantins, do Piauí e da Bahia, converteu área da vegetação natural do Cerrado em cultivo, devido ao agronegócio.
Correta! Assim como dito no comentário da alternativa B), o agronegócio cresce cada vez mais na região do Matopiba. As áreas cobertas pela vegetação do Cerrado deram lugar, principalmente, ao cultivo de soja e outras culturas como o milho e o algodão. O crescimento econômico traz como consequência negativa o desmatamento de áreas do Cerrado brasileiro, problemática debatida pelo texto da questão.
d) A expansão do agronegócio no Brasil se concentrou apenas no Cerrado, por isso outros Biomas, como a Floresta Amazônica, obteve redução significativa do desmatamento em 2019.
Incorreta. O item apresenta um erro notável. O agronegócio no Brasil vem afetando outros biomas de forma cada vez mais intensa. Diferente do que foi afirmado pelo item, o desmatamento na Amazônia não apresentou redução em 2019.
e) A produção agropecuária da região denominada de MATOPIBA consiste em produtos de subsistência, pois destina-se ao mercado consumidor do Nordeste, em que predomina a população de baixa renda.
Incorreta. A produção agropecuária da região do Matopiba está cada vez mais centrada na produção de grãos para exportação, como é o caso da soja.
Deixe um comentário