Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A ideia de uma História da Grécia unificada, com começo, meio e fim, está sendo abandonada pelos historiadores do século XXI. A ideia de que era possível narrar a História da Grécia por meio das suas principais cidades, Atenas e Esparta, parece também ter perdido sentido.

(Noberto Luiz Guarinello, História Antiga. São Paulo:

Contexto, 2013, p. 41. Texto adaptado)

A partir do excerto, é correto considerar que

Resposta:

A alternativa correta é letra D) as duas cidades citadas foram exceções, não a regra, e a maioria das cidades tinha dimensões mínimas e não era autônoma, além de inúmeras localidades e regiões nunca se organizarem como cidades.

Gabarito: ALTERNATIVA D

   

 

(Noberto Luiz Guarinello, História Antiga. São Paulo: Contexto, 2013, p. 41. Texto adaptado)

 
  • A partir do excerto, é correto considerar que

Note o estudante o que pede o enunciado: que se assinale a alternativa que mais bem se adeque ao excerto citado no enunciado. Ou seja, trata-se de um esforço de interpretação de texto. Assim, sigamos às alternativas.

 
  • a)  a importância das principais cidades gregas tem sido reavaliada, porque as suas contribuições mais notáveis foram superestimadas e não se consideraram as extraordinárias contribuições dos povos primitivos dessa região.

O ponto abordado no excerto é que não é suficiente se fixar nas principais cidades-Estados, sendo necessário se observar o mundo grego em suas complexidades. Alternativa errada.

 
  • b)  os espaços urbanos das principais cidades da Grécia foram os que receberam as maiores concentrações populacionais na Antiguidade e não dependiam da produção do campo, que era pequena e com baixa produtividade.

A alternativa não guarda nenhuma relação com o excerto citado. Além disso, a maioria da população grega estava nos campos, sendo necessária grande quantidade de mão de obra rural para garantir o abastecimento das cidades. Alternativa errada.

 
  • c)  a historiografia da civilização grega reconhece a importância das suas principais cidades, especialmente pela capacidade de mobilização militar, e aponta para as recorrentes fragilidades econômicas no comércio a longa distância.

A alternativa inverte o argumento do excerto.  A historiografia passa a questionar a representatividade das principais cidades-Estados, abandonando a ideia de uma história unificada da Grécia antiga. Alternativa errada.

 
  • d)  as duas cidades citadas foram exceções, não a regra, e a maioria das cidades tinha dimensões mínimas e não era autônoma, além de inúmeras localidades e regiões nunca se organizarem como cidades.

De fato, a historiografia contemporânea vê que as trajetórias de Esparta e de Atenas não são representativas do conjunto da antiguidade grega. As demais cidades eram pequenas, nem sempre configurando cidades-Estados. ALTERNATIVA CORRETA.

 
  • e)  os principais avanços na produção cultural e científica das cidades gregas, como o direito escrito e as importantes obras teatrais, concretizou-se apenas depois do estabelecimento do domínio romano sobre essas regiões.

Além de não guardar nenhuma relação o excerto citado, a alternativa é inteiramente falsa. O apogeu cultural e científico das cidades-Estados gregas se deu no período helênico, que é séculos anterior às invasões romanas. Alternativa errada.

   

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA D.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *