Sobre a Grécia Antiga, é INCORRETO afirmar que:
- A) O idioma, as obras arquitetônicas, os pensamentos filosóficos e as instituições políticas são expressões culturais que influenciaram a humanidade.
- B) Na cultura grega, especialmente entre os atenienses, a cidade passou a ter um significado não apenas de lugar comercial, mas também um local da defesa da cultura e da religião dos cidadãos.
- C) Em todos os momentos históricos, as cidades gregas tinham um significado único, sendo um referencial que concentrava o poder e a soberania das oligarquias sem proporcionar um espaço para a convivência dos cidadãos.
- D) As democracias do mundo ocidental contemporâneo fundamentam os princípios democráticos na cultura grega. Esses fundamentos têm origem na administração política dos atenienses, surgindo no século VI a.C.
- E) O termo “história”, da forma que utilizamos na atualidade, tem sua origem nos gregos; significando que, na sua gênese, tinha como princípio referenciar “aquele que viu, que testemunhou”.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Em todos os momentos históricos, as cidades gregas tinham um significado único, sendo um referencial que concentrava o poder e a soberania das oligarquias sem proporcionar um espaço para a convivência dos cidadãos.
Gabarito: ALTERNATIVA C
Sobre a Grécia Antiga, é INCORRETO afirmar que:
- a) O idioma, as obras arquitetônicas, os pensamentos filosóficos e as instituições políticas são expressões culturais que influenciaram a humanidade.
A alternativa é bastante simples e deixa pouco espaço para dúvidas. A Antiguidade grega serviu como base para parte significativa da cultura ocidental, principalmente a partir do Renascimento, na aurora da Idade Moderna. A redescoberta das grandes obras arquitetônicas e a retomada de autores como Platão e Aristóteles foram fundamentais para a construção filosófica e estética ocidental, bem como a referência à democracia ateniense seria um importante marco no desenvolvimento institucional. Sem erros na alternativa.
- b) Na cultura grega, especialmente entre os atenienses, a cidade passou a ter um significado não apenas de lugar comercial, mas também um local da defesa da cultura e da religião dos cidadãos.
Sobre a Antiguidade grega, é importante que o estudante tenha clareza de que o mundo grego estava organizado em cidades-Estados; isto é, a polis era a unidade fundamental de toda organização social. A cidade era vista como eixo de todo o universo cultural e religioso, com cada uma tendo dinâmicas e configurações próprias. Sem erros na alternativa.
- c) Em todos os momentos históricos, as cidades gregas tinham um significado único, sendo um referencial que concentrava o poder e a soberania das oligarquias sem proporcionar um espaço para a convivência dos cidadãos.
Como explicado acima, a cidade-Estado era a unidade fundamental da organização do mundo grego. Eram a unidade fundamental do poder e da soberania, mas também da convivência dos seus cidadãos. A polis era o espaço por excelência de convivência e de deliberação, principalmente na experiência ateniense, marcada pela democracia e por uma vida cultural extremamente dinâmica. Por conter erros, esta é a ALTERNATIVA CORRETA.
- d) As democracias do mundo ocidental contemporâneo fundamentam os princípios democráticos na cultura grega. Esses fundamentos têm origem na administração política dos atenienses, surgindo no século VI a.C.
A alternativa faz referência ao apogeu ateniense, o chamado Século de Péricles, quando floresceram as instituições democráticas, primeiro caso ocidental. A experiência de Atenas marcaria decisivamente o Ocidente, ainda que fosse uma democracia muito restrita, uma vez que o corpo de cidadãos era uma parcela muito pequena quando comparada com o total da população. Sem erros na alternativa.
- e) O termo “história”, da forma que utilizamos na atualidade, tem sua origem nos gregos; significando que, na sua gênese, tinha como princípio referenciar “aquele que viu, que testemunhou”.
A validade histórica, no mundo grego, estava intimamente relacionada à noção do testemunho. Isto é, a história era a reprodução oral do testemunho daquele que vivenciou o fato a ser narrado. A ideia de narrativa organizada sobre o passado, base da História, emerge, no Ocidente, na experiência grega. Sem erros na alternativa.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.
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