Quando se trata de competência nas construções e nas artes, os atenienses acreditam que poucos sejam capazes de dar conselhos. Quando, ao contrário, se trata de uma deliberação política, toleram que qualquer um fale, de outro modo não existiria a cidade.
BOBBIO, N. Teoria geral da política. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000 (adaptado).
De acordo com o texto, a atuação política dos cidadãos atenienses na Antiguidade Clássica tinha como característica fundamental o(a)
- A) dedicação altruísta em ações coletivas.
- B) participação direta em fóruns decisórios.
- C) ativismo humanista em debates públicos.
- D) discurso formalista em espaços acadêmicos.
- E) representação igualitária em instâncias parlamentares.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) participação direta em fóruns decisórios.
Gabarito: Letra B
Na democracia ateniense, todos aqueles que eram considerados cidadãos, ou seja, a população masculina adulta, excluindo-se os estrangeiros (metecos), os escravos, as mulheres e os jovens menores de 21 anos, tinham direitos políticos e podiam participar diretamente dos fóruns de decisão.
Esse restrito grupo de cidadãos, participava da Assembleia do Povo (Eclésia) e aprovava ou rejeitava projetos para a cidade elaborados pelo Conselho dos Quinhentos, formado por cidadãos sorteados anualmente.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: dedicação altruísta em ações coletivas.
Não havia uma dedicação altruísta em ações coletivas, visto que a sociedade ateniense era profundamente desigual. Além disso, a palavra e o conceito de altruísmo surge somente em 1831.
Letra C: ativismo humanista em debates públicos.
Não existia um ativismo humanista em debates públicos. O humanismo é uma característica da época moderna e não da antiguidade.
Letra D: discurso formalista em espaços acadêmicos.
Não existia ainda nessa época um espaço acadêmico. A primeira universidade surge no período medieval.
Letra E: representação igualitária em instâncias parlamentares.
Não havia uma representação igualitária nas instâncias parlamentares, visto que, a democracia ateniense era elitista (pois apenas uma minoria tinha direitos), patriarcal (pois excluía as mulheres) e escravista (pois os escravos é que sustentavam as riquezas dos senhores). Contudo, do fim da realeza em Atenas até o estabelecimento dos demos, unidades políticas e territoriais que reuniam pessoas de diferentes clãs e classes sociais, importantes reformas foram implementadas levando a um enfraquecimento da aristocracia e maior participação popular, isto é, dentro do reduzido grupo de cidadãos, aqueles com menor poder aquisitivo podiam opinar e votar da mesma forma e com o mesmo peso de um aristocrata. Apesar de não beneficiar a todos, a democracia ateniense assegurava aos considerados cidadãos liberdade individual, igualdade perante a lei e direito de expressar suas opiniões nas assembleias.
Referências:
AZEVEDO, Gislane Campos e SERIACOPI, Reinaldo. História: volume único. São Paulo: Ática, 2005.
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 1. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
VAINFAS, Ronaldo et ali. História: das sociedades sem Estado às monarquias absolutistas, volume 1. São Paulo: Saraiva, 2010.
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