Foi na Grécia Antiga, na cidade de Olímpia, que surgiram os Jogos Olímpicos em homenagem aos deuses. Os gregos também desenvolveram uma rica mitologia. Até os dias de hoje a mitologia grega é referência para estudos e livros. A filosofia também atingiu um desenvolvimento surpreendente, principalmente em Atenas, no século V (Período Clássico da Grécia). Platão e Sócrates são os filósofos mais conhecidos deste período.
A religião grega era:
- A) politeísta marcada por uma forte marca humanista.
- B) monoteísta com influência cristã.
- C) neopagantista com crença em deuses mitológicos.
- D) sincrética influenciada por religiões orientais.
Resposta:
A resposta certa é a letra A) politeísta marcada por uma forte marca humanista.
A religião grega antiga era politeísta, ou seja, acreditava em vários deuses e deusas. Essa característica é marcada por uma forte marca humanista, pois os deuses gregos eram vistos como tendo características humanas, como paixões, fraquezas e virtudes.
Os gregos acreditavam que os deuses interviam nas questões humanas e que eram capazes de influenciar o destino dos mortais. Além disso, a religião grega era uma parte integrante da vida cotidiana, com festivais, sacrifícios e rituais realizados em honra dos deuses.
A marca humanista da religião grega está presente na forma como os deuses eram representados na arte, literatura e mitologia. Os deuses gregos eram mostrados como tendo características humanas, como amor, ódio, ciúme e inveja.
A religião grega politeísta também influenciou a filosofia, a arte e a literatura da época. Acredita-se que a religião grega tenha inspirado a criação de algumas das mais famosas obras de arte e literatura da Grécia Antiga.
Portanto, a resposta certa é a letra A) politeísta marcada por uma forte marca humanista, pois a religião grega antiga acreditava em vários deuses e deusas com características humanas, e essa característica está presente em todas as áreas da vida grega, desde a arte e literatura até a filosofia e a vida cotidiana.
Deixe um comentário