As Olimpíadas, sediadas recentemente no Brasil, fazem parte do legado da cultura grega, ainda hoje usufruído em muitas sociedades contemporâneas. Dessa herança faz parte, entre outros,
- A) o teatro no gênero tragico-cômico.
- B) a filosofia tomista.
- C) o uso de tijolos de argila nas construções de edifícios.
- D) o culto aos mortos e a mumificação dos cadáveres.
- E) o uso do papel como suporte para a escrita.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) o teatro no gênero tragico-cômico.
Gabarito: Letra A
o teatro no gênero tragico-cômico.
Além das noções de política e de democracia, os gregos contribuíram para a Medicina, a Física, a Astronomia, a Matemática, entre outras áreas do conhecimento como a filosofia e o teatro.
Os autores gregos escreveram muitas peças teatrais. Mas só algumas estão preservadas até hoje. A maioria das peças narra histórias baseadas na mitologia grega e aborda questões sociais, políticas e religiosas das cidades-Estados. A dramaturgia grega antiga pode ser dividida em dois tipos:
• as tragédias – tratavam, em geral, de temas elevados e representavam a história de personagens ilustres e heroicos e, no final, quase sempre havia algum acontecimento fatal
• as comédias – sátiras que despertavam o riso ou a indignação dos espectadores. Ironizavam alguém ou alguma situação do cotidiano. Em geral, tratava de temas mais comuns e traziam mortais como personagens.
Em Atenas, principalmente, as peças teatrais eram apresentadas em um festival religioso que homenageava o deus Dioniso. Os teatros eram construídos em locais silenciosos e em morros, para aproveitar a elevação do terreno na construção da arquibancada. A inclinação era calculada de modo que a voz dos atores pudesse ser escutada por todos os presentes.
Por que as demais estão incorretas?
Letra B: a filosofia tomista.
A filosofia tomista é baseada no pensador São Tomás de Aquino, importante nome do pensamento ocidental cristão medieval.
Letra C: o uso de tijolos de argila nas construções de edifícios.
O uso de tijolos de argila nas construções de edifícios foi verificado inicialmente nas sociedades antigas do Oriente, nas cidades-estado da Mesopotâmia e no Egito.
Letra D: o culto aos mortos e a mumificação dos cadáveres.
Trata-se de uma prática dos antigos egípcios.
Letra E: o uso do papel como suporte para a escrita.
A utilização do papel como suporte para a escrita de textos era verificada na China Antiga e na sociedade egípcia, através do uso do papiro.
Referência:
COTRIM, Gilberto e RODRIGUES, Jaime. Historiar, 6° ano: ensino fundamental: anos finais. São Paulo: Saraiva, 2018.
Deixe um comentário