O calendário é um sistema muito antigo utilizado para registrar e medir o tempo e regulamentar os ritmos da vida humana. Nele temos a combinação de três elementos astronômicos: o dia, o mês e o ano. No decorrer da história ocidental houve dificuldades de combinar esses três elementos de modo satisfatório, resultando na elaboração de vários calendários. Atualmente está em vigor o calendário
- A) Juliano.
- B) Gregoriano.
- C) Hebraico.
- D) Metônico.
Resposta:
A resposta correta é letra B) Gregoriano.
O calendário é um sistema muito antigo utilizado para registrar e medir o tempo e regulamentar os ritmos da vida humana. Nele, temos a combinação de três elementos astronômicos: o dia, o mês e o ano. No decorrer da história ocidental, houve dificuldades de combinar esses três elementos de modo satisfatório, resultando na elaboração de vários calendários.
Um dos principais desafios foi encontrar um padrão que conciliasse a duração do ano solar (aproximadamente 365,24 dias) com a duração do ciclo lunar (aproximadamente 29,5 dias). Isso porque os antigos observaram que a Lua demorava cerca de 29,5 dias para orbitar a Terra, enquanto a Terra demorava cerca de 365,24 dias para orbitar o Sol.
Os gregos, por exemplo, utilizavam um calendário lunissolar, que combinava o ciclo lunar com o ano solar. No entanto, esse calendário apresentava um problema: a cada quatro anos, havia um desvio de cerca de 11 dias entre o calendário lunar e o solar.
Foi somente com a criação do calendário juliano, em 45 a.C., que se conseguiu uma solução mais precisa. O calendário juliano introduziu o conceito de ano bissexto, onde um dia extra era adicionado a cada quatro anos para compensar o desvio. No entanto, mesmo com essa correção, o calendário juliano ainda apresentava um erro de cerca de 11 minutos por ano.
Foi necessário esperar até 1582, quando o papa Gregório XIII criou o calendário gregoriano, que é o atualmente utilizado em grande parte do mundo. O calendário gregoriano eliminou 10 dias do mês de outubro daquele ano e introduziu uma regra mais precisa para os anos bissextos, reduzindo o erro anual para cerca de 26 segundos.
Portanto, a resposta correta é letra B) Gregoriano, pois é o calendário que apresenta a combinação mais precisa dos elementos astronômicos, tendo sido elaborado após séculos de tentativas e ajustes.
Deixe um comentário