“As contribuições gregas para o mundo ocidental são um amplo campo de pesquisa para os historiadores. A presença grega é marcada nas manifestações artísticas, nos princípios éticos e políticos, na maneira de interpretar o mundo e na sistematização do pensamento.”
REZENDE, Antonio Paulo; DIDIER, Maria Thereza. Rumos da História.
São Paulo: Atual Editora. 2009. p.37.
Sobre os gregos da Antiguidade, afirma-se que,
I. em Esparta, a sociedade se estruturava em: esparciatas, que eram detentores da cidadania por serem descendentes dos dórios; periecos, que habitavam os arredores da cidades sendo considerados cidadãos de segunda ordem por não descenderem dos dórios; hilotas, que, apesar de estrangeiros e, portanto, não-cidadãos, tinham muita importância por serem excelentes artesãos e os únicos produtores de armas para o exército.
II. nos tempos homéricos, a crise da sociedade gentílica alterou profundamente a estrutura interna dos genos e, aos poucos, a terra deixou de ser propriedade coletiva, sendo dividida de modo desigual.
III. na educação militar, a participação era exclusiva dos cidadãos espartanos, que formavam uma casta. Os casamentos eram acertados pelos pais dos noivos e as mulheres só vinham a conhecer seus maridos na hora da cerimônia, uma vez que viviam confinadas numa peça da casa chamada gineceu.
IV. no século X a.C., aproximadamente, ocorreu a unificação das células gentílicas em quatro tribos, em torno do centro político-militar-religioso que a acrópole de Atenas representava. Atenas conservou a monarquia por muito tempo, até que os aristocratas acabaram por solapar o poder do basileu que foi substituído pelo arcontado.
Estão corretas apenas as afirmativas
- A) I e IV.
- B) II e III.
- C) II e IV.
- D) I e III.
Resposta:
A resposta certa é a letra C) II e IV.
Essa questão aborda a contribuição da Grécia Antiga para o mundo ocidental, , destacando a presença grega nas manifestações artísticas, éticas e políticas, além da maneira de interpretar o mundo e da sistematização do pensamento.
As afirmativas II e IV estão corretas. A afirmativa II destaca a crise da sociedade gentílica nos tempos homéricos, que alterou profundamente a estrutura interna dos genos e, aos poucos, a terra deixou de ser propriedade coletiva, sendo dividida de modo desigual.
Já a afirmativa IV destaca a unificação das células gentílicas em quatro tribos em torno do centro político-militar-religioso que a acrópole de Atenas representava. Atenas conservou a monarquia por muito tempo, até que os aristocratas acabaram por solapar o poder do basileu, que foi substituído pelo arcontado.
Portanto, as afirmativas II e IV são as únicas que apresentam informações precisas e corretas sobre a Grécia Antiga.
Deixe um comentário