Desde muito cedo que os escritores e historiadores costumam privilegiar a história da cidade de Atenas em relação à das outras cidades gregas. Muitas vezes, a própria história do povo grego se confunde com a desta cidade. Não sendo senão uma entre as muitas cidades do mundo grego, Atenas é, contudo, aquela em que o gênio grego mais fortemente se fez sentir e, igualmente, aquela de que temos mais testemunhos escritos e arqueológicos.
FERREIRA, Maria Teresa; RODRIGUES, Miguel. História. Perspectivas & realidades. Lisboa. p. 84.
Com relação ao texto apresentado, assinale a alternativa correta.
- A) O período histórico retratado pelo texto refere-se ao processo de centralização política de toda a Grécia com capital em Atenas.
- B) A cidade-estado descrita pelo texto destacou-se por ter desenvolvido um sistema de produção agrícola subsistente que manteve estável a sua política e a sua sociedade.
- C) A democracia desenvolvida pelo aristocrata Clístenes em Atenas tinha como princípio a participação de todas as classes da política da cidade-estado, mas o objetivo implícito era o de garantir benefícios para a aristocracia por meio da demagogia.
- D) O período político mais conflituoso da sociedade ateniense foi o da tirania, quando os então governantes não foram capazes de estruturar uma política de benefícios às classes sociais de Atenas.
- E) Não há fonte histórica suficiente para descrever a evolução política ateniense, o que leva os historiadores a se prenderem a fontes orais e mitológicas para a compreensão de sua história.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) A democracia desenvolvida pelo aristocrata Clístenes em Atenas tinha como princípio a participação de todas as classes da política da cidade-estado, mas o objetivo implícito era o de garantir benefícios para a aristocracia por meio da demagogia.
Gabarito: Letra C
Clístenes foi um dos principais responsáveis pela instituição da democracia em Atenas.
Ele ficou no poder entre 510 e 507 a. C. e aprofundou reformas efetuadas anteriormente. Além disso, introduziu o regime democrático, de acordo com o qual, todos os cidadãos tinham o mesmo direito perante as leis. Isso se deu através da separação dos cidadãos em dez tribos e da divisão da Ática (península que abrigava Atenas) em 160 unidades administrativas, os demos, unidades políticas e territoriais que reuniam pessoas de diferentes clãs e classes sociais. Também incluiu no corpo de cidadãos certo número de metecos e libertos (ex-escravos).
Contudo, apesar das reformas de Clístenes terem incentivado a ampliação da cidadania em Atenas, ele também reforçou o poder da Bulé, controlada pelos cidadãos mais ricos e com poder que rivalizava com o da assembleia popular (Éclesia). Assim, a democracia ateniense era uma combinação entre uma democracia direta, da qual participava todos os cidadãos através da Éclesia, e uma democracia representativa, na qual prevalecia o poder dos cidadãos mais ricos através da Bulé.
Dessa forma, apesar da instituição de uma democracia em Atenas, a aristocracia continuou a dominar a vida política durante a maior parte do século V.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: O período histórico retratado pelo texto refere-se ao processo de centralização política de toda a Grécia com capital em Atenas.
Não houve um processo de centralização política na Grécia. A Grécia era formada por diferentes cidades-Estado (ou pólis). Cada uma dessas cidades-Estado era independente e tinha suas próprias instituições. Atenas foi uma das cidades-Estado.
Letra B: A cidade-estado descrita pelo texto destacou-se por ter desenvolvido um sistema de produção agrícola subsistente que manteve estável a sua política e a sua sociedade.
Atenas não se destacou por desenvolver um sistema de produção agrícola subsistente. Atenas se destacou pela sua organização política, desenvolvimento da democracia, pelas suas atividades comerciais e por ser um centro artístico, intelectual e cultural da Grécia Antiga.
Letra D: O período político mais conflituoso da sociedade ateniense foi o da tirania, quando os então governantes não foram capazes de estruturar uma política de benefícios às classes sociais de Atenas.
Pelo contrário, durante o período em que Atenas foi governada pelo tirano Pisístrato, uma série de reformas acentuaram o enfraquecimento da aristocracia. Pisístrato confiscou grandes propriedades de nobres, realizou uma reforma agrária e a construção de obras públicas que ofertaram trabalho para muitos atenienses. Além disso, estimulou as artes e o comércio, convertendo Atenas em um importante centro comercial, artístico e cultural da Grécia.
Letra E: Não há fonte histórica suficiente para descrever a evolução política ateniense, o que leva os historiadores a se prenderem a fontes orais e mitológicas para a compreensão de sua história.
Pelo contrário, de acordo com o texto indicado pela própria questão, a cidade-Estado Atenas é aquela que possui maior número de testemunhos escritos e arqueológicos.
Referências:
AZEVEDO, Gislane Campos e SERIACOPI, Reinaldo. História: volume único. São Paulo: Ática, 2005.
CAMPOS, Flavio de. A escrita da história: ensino médio: volume único. 1ª ed. São Paulo: Escala Educacional, 2005.
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, volume 1. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
VAINFAS, Ronaldo et ali. História: das sociedades sem Estado às monarquias absolutistas, volume 1. São Paulo: Saraiva, 2010.
Deixe um comentário