Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O imperialismo foi uma fase do capitalismo na qual os países mais desenvolvidos e industrializados expandiram sua influência econômica e política para muito além de suas fronteiras nacionais. Com relação ao imperialismo, assinale a opção correta.

Resposta:

ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

Gabarito: ANULADA

   

    A banca optou por anular a questão sob a seguinte justificativa: "A redação da questão prejudicou o seu julgamento da questão". De toda forma, comentemos as alternativas propostas.

     
    • a) A América Latina não sofreu as consequências do imperialismo.

    Já independente do ponto de vista político no século XIX, a América Latina recebeu os ecos econômicos da corrida imperialista. Enquadrada no sistema internacional como fornecedora de matérias primas e como parte da periferia do sistema, a região sofreria grande pressão imperialista inglesa em nome da liberalização do comércio e da aceitação dos termos gerais de funcionamento do sistema. Portanto, ainda que não tenhamos sido alvo de uma corrida imperialista nos termos de África e Ásia, há de se observar que fomos enquadrados na expansão capitalista nos seus circuitos econômicos. Alternativa errada.

     
    • b) A expansão do imperialismo pelo mundo foi pacífica.

    A alternativa é absurda, uma vez que o processo de avanço imperialista foi cercado por guerras em todo o mundo. É importante que se note que a Europa só conseguiu sua expansão imperialista na segunda metade do século XIX quando, por conta da industrialização, conseguiu uma vantagem militar decisiva - as armas de repetição. Com esses novos equipamentos, conseguiram empreender campanhas militares de grande sucesso em regiões outrora inacessíveis por renhida resistência local. Alternativa errada.

     
    • c) O imperialismo foi uma consequência da Revolução Industrial.

    Este é um tema bastante difícil de resumir em uma frase apenas. Há autores que compreendem que a corrida imperialista foi uma consequência do triunfo capitalista por meio da industrialização. Isto é, as potências centrais partiram em busca de novos mercados e novas fontes de matéria prima, transbordando a competição capitalista da Europa para outros continentes. Nesse sentido, é até possível se dizer, sim, que o imperialismo foi uma consequência da Revolução Industrial. Mas isso não implica dizer que a Revolução Industrial é a única causa possível de ser atribuída ao imperialismo.

     
    • d) A Partilha da Ásia ocorreu durante a vigência do imperialismo.

    A redação da alternativa é um pouco confusa, afinal, considera-se a origem do imperialismo a partilha da Ásia, principalmente a partir da coroação da rainha Vitória como imperatriz das Índias. Ou seja, os dois assuntos se confundem, sendo impossível separar as variáveis da maneira como propõe a alternativa.

     
    • e) O imperialismo teve como consequência a união dos países europeus.

    Muito pelo contrário, o imperialismo acirrou as rivalidade europeias. Lembre-se o estudante que houve verdadeira corrida imperial na África e na Ásia, principalmente envolvendo Reino Unido e França. As tensões entre esses países só seriam amainadas com tratados de limites coloniais e com o Congresso de Berlim (1885). Alternativa errada.

       

    Como se pode notar, são inconclusivas as alternativas C e D. Portanto, fez bem a banca ao optar pela ANULAÇÃO da questão.

    Continua após a publicidade..

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *