Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A Inglaterra não só os produzia em condições técnicas mais avançadas do que o resto dos países, como os transportava e distribuía. Tinha, pois, necessidades de mercados, e foi por isso que se esforçou, naquela etapa de sua história, para criá-los e desenvolvê-los. O Tratado de Methuen em 1703 estabelecia a compra dos tecidos ingleses por parte de Portugal, enquanto a Inglaterra se comprometia a adquirir a produção vinícola dos lusitanos.

 

SODRÉ, N. W. As razões da independência. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969 (adaptado).

 

No contexto político-econômico da época, esse tratado teve como consequência para os britânicos a

Resposta:

A alternativa correta é letra C) obtenção de privilégios comerciais.

Gabarito: ALTERNATIVA C

SODRÉ, N. W. As razões da independência. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969 (adaptado).

  • a) aplicação de práticas liberais.

A liberalização de mercados não foi uma consequência do tratado, mas sim a sua causa. Um tratado de abertura comercial bilateral, naquele momento, tinha profunda influência das práticas liberais nascentes na Inglaterra. Ainda que Portugal estivesse distante do mundo liberal e da monarquia constitucional, a Inglaterra já tinha certa familiaridade com esse pensamento. Alternativa errada.

  • b) estagnação de superávit mercantil.

O tratado comercial em tela tinha uma assimetria fundamental: o volume de exportações de tecidos era muito superior ao volume de importações de vinhos de Portugal. Para a Inglaterra, portanto, significava um grande aumento das exportações da sua nascente indústria ao passo que havia um pequeno incremento das importações vindas de Portugal. Ou seja, o superávit comercial foi sensivelmente ampliado na esteira do tratado. Alternativa errada.

  • c) obtenção de privilégios comerciais.

A alternativa é bastante óbvia e tem plena adesão ao texto do início da questão. Os privilégios comerciais eram o centro do interesse inglês naquela alvorada da industrialização. Abrir o mercado português para os produtos têxteis foi um grande feito da política comercial inglesa, uma vez que ampliava de maneira expressiva a demanda tanto pelo reino quanto por todo o mundo colonial português. ALTERNATIVA CORRETA.

  • d) promoção de equidade alfandegária.

Quando se fala em "equidade alfandegária", está sendo tratado de um acordo muito mais amplo, com a equalização de todas as tarifas. No caso do Tratado de Methuen, eram apenas dois produtos em tela: vinhos e tecidos. Ou seja, não se tratava de uma abertura comercial de maior fôlego e tampouco respondia a um acordo mais profundo. Alternativa errada.

  • e) equiparação de reservas monetárias.

O Tratado não tinha qualquer relação direta com a a política monetária, estando restrito à esfera comercial. Alternativa errada.

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *