A soberania dos povos africanos desapareceu nos últimos anos do século XIX. Isso significou que, em pouco tempo, quase todo o continente africano passou para as mãos das potências europeias como parte do movimento de expansão imperialista.
Tal fato não pode ser aplicado aos países:
- A) Etiópia e Libéria.
- B) Angola e Moçambique.
- C) Togo e Costa do Ouro.
- D) Argélia e Gâmbia.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Etiópia e Libéria.
Gabarito: Letra A
Etiópia e Libéria
O processo histórico conhecido como imperialismo foi o momento no qual os europeus, estadunidenses e japoneses buscaram ampliar seu poder sobre territórios na África, Ásia e América a fim de obter matérias-primas, ampliar o mercado consumidor de seus produtos industrializados, exportar capital para esses países a fim de facilitar o escoamento dos recursos através de ferrovias e indústrias extrativas e utilizar a mão de obra local, bem mais barata do que a dos países de origem.
A conquista colonial é resultado de um processo violento que permitiu às potências europeias dominar vastos territórios, em prejuízo dos africanos. Boa parte do continente ficou sob domínio dos franceses e dos ingleses. Alguns territórios ficaram sob administração portuguesa (Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe), poucos territórios com os espanhóis (Saara Ocidental e Guiné Equatorial), alemães (Togo, Camarões, Tanzânia, Namíbia, perdidos mais tarde para os ingleses) e italianos (Eritréia, Líbia e parte da Somália) e o grande estado do Congo Belga, propriedade pessoal do imperador Leopoldo II.
Dessa forma, quase todo continente europeu ficou sob o domínio europeu, exceto a Libéria e a Etiópia. Na verdade, a Libéria era uma colônia de ex-escravizados dos EUA que migraram para essa região e fundaram esse território. A Libéria era independente, mas tutelada pelos EUA. E a Etiópia, apesar de ter derrotado as tropas italianas em 1896, mantendo a sua soberania, acabou sendo conquistada durante a Segunda Guerra Mundial pelas tropas de Mussolini.
Por que as demais estão incorretas?
Letra B: Angola e Moçambique.
Foram territórios sob dominação portuguesa até a década de 1970.
Letra C: Togo e Costa do Ouro.
Togo foi inicialmente colônia alemã e após a Primeira Guerra passou a ser domínio inglês. A Costa do Ouro era território inglês.
Letra D: Argélia e Gâmbia.
Argélia foi colônia francesa até a década de 1960 e a Gâmbia colônia inglesa até o mesmo período.
Referências:
COTRIM, Gilberto e RODRIGUES, Jaime. Historiar, 8° ano: ensino fundamental: anos finais. São Paulo: Saraiva, 2018.
HERNANDEZ, Leila Maria Gonçalves Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005.
Deixe um comentário