Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No final do século XIX, Jules Ferry dizia que “a política colonial é filha da política industrial”. A opção que melhor expressa o significado que a afirmação acima adquiriu no contexto do acirramento da corrida imperialista é:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) A consolidação das estruturas capitalistas de produção nos Estados Unidos da América e no Japão permitiu que esses dois países pudessem competir com as potências tradicionais na conquista e ampliação de seus respectivos espaços econômicos na América e na Ásia.

Gabarito: Letra A

 

A consolidação das estruturas capitalistas de produção nos Estados Unidos da América e no Japão permitiu que esses dois países pudessem competir com as potências tradicionais na conquista e ampliação de seus respectivos espaços econômicos na América e na Ásia.

 

A partir da segunda metade do século XIX, algumas nações europeias aprofundaram seu processo de industrialização, lançando-se em uma nova etapa conhecida como imperialismo, onde as principais potências capitalistas desenvolveram uma política externa ou de ocupação de territórios nos continentes asiático e africano ou de acordos e tratados com os reinos desses continentes para assegurar a presença das indústrias e do capital estrangeiro.

 

A Inglaterra e a França tornaram-se as principais potências coloniais, ficando todas as outras em segundo plano. A Alemanha e a Itália, devido a tardia unificação nacional, quando se lançaram à expansão encontraram o mundo sob influência francesa ou inglesa.

 

Além disso, duas potências não europeias também fizeram parte da corrida imperialista. Tanto os EUA quanto o Japão aceleraram a industrialização em seus territórios, consolidando as estruturas produtivas capitalistas (fábricas, meio de transportes e de comunicação mais ágeis, fundação de bancos privados que investiam fora desses países. Assim, os Estados Unidos buscaram estabelecer a América como sua área de influência e o Japão que disputava o Pacífico e o sudeste asiático com os EUA e os europeus.

 

 

Por que as demais estão incorretas?

 

Letra B: O desenvolvimento de novas tecnologias, poupadoras de mão-de-obra, pelas economias centrais possibilitou a liberação de um número crescente de trabalhadores que foram absorvidos no setor agrícola, aumentando a disponibilidade alimentos a serem exportados para as colônias.

 

O desenvolvimento da maquinofatura (produção feita com máquinas) aliada às novas tecnologias (transportes, energias e comunicação) pelas economias industriais possibilitou a formação de um mercado de trabalhadores que eram oriundos do setor agrícola que sofreu com processo de mecanização produtiva, liberando mão de obra para o mundo urbano.

 

 

Letra C: A contínua exportação de capitais para as áreas coloniais, através dos investimentos diretos realizados pelas grandes empresas sediadas nos países imperialistas ou de financiamentos concedidos, determinou a efetiva modernização e industrialização de várias regiões da periferia.

 

Havia exportações de capitais para as áreas coloniais, mas esses capitais eram utilizados no emprego de indústrias e empresas nacionais que se deslocaram para o continente africano e asiático para ali explorar os recursos naturais e a mão de obra local.

 

 

Letra D: O processo de intervenção imperialista praticado pelas economias centrais sobre as colônias levou à superação dos modelos agrário e /ou minero-exportadores próprios a essas regiões, rompendo com a tradicional divisão internacional do trabalho e alterando visivelmente a ordem econômica mundial.

 

O imperialismo não levou à superação dos modelos agrários ou minero-exportadores no continente africano e asiático. O processo de dominação colonial aprofundou a divisão internacional do trabalho, mantendo as regiões do continente africano e asiático como produtores e exportadores de gêneros agrícolas e recursos minerais.

 

 

Referências:

 

COTRIM, Gilberto e RODRIGUES, Jaime. Historiar, 8° ano: ensino fundamental: anos finais. São Paulo: Saraiva, 2018.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *