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Questões Sobre Sistema Solar - Ciências - concurso

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Questão 1

Sobre a constituição do sistema solar, responda
verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a
alternativa que traz a sequência correta:
(__) Urano, Netuno, Éris, Ceres, e mais
recentemente Haumea e Makemake, são
considerados planetas anões.
(__) O sol é constituído por gás, na sua maioria
hidrogênio ionizado.
(__) No núcleo solar produz-se energia, a
temperatura atinge 8 milhões de graus e baixa
até aos 7000ºC na superfície.
(__) Um satélite natural, lua ou planeta
secundário é um astro que circula em torno de
um planeta principal, isto é, orbita em torno de
uma estrela.

  • A)V – V – F – F.
  • B)V – F – V – F.
  • C)F – V – F – V.
  • D)F – V – V – F.
  • E)F – F – V – V.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

Portanto, a resposta correta é a alternativa D) F – V – V – F. Vamos analisar cada afirmação para entender melhor sobre a formação do sistema solar.
A primeira afirmação menciona que Urano, Netuno, Éris, Ceres, e mais recentemente Haumea e Makemake, são considerados planetas anões. Isso é falso. Éris, Ceres, Haumea e Makemake são considerados planetas anões, enquanto Urano e Netuno são considerados planetas ice giants.
A segunda afirmação afirma que o sol é constituído por gás, na sua maioria hidrogênio ionizado. Isso é verdadeiro. O sol é uma estrela formada principalmente por hidrogênio e hélio, com uma pequena quantidade de elementos mais pesados. A maior parte do sol é composta por plasma, um estado de matéria que consiste em íons e elétrons livres.
A terceira afirmação diz que no núcleo solar produz-se energia, a temperatura atinge 8 milhões de graus e baixa até aos 7000ºC na superfície. Isso é verdadeiro. O núcleo do sol é o local onde ocorre a fusão nuclear, processo que gera a energia que é emitida pela estrela. A temperatura no núcleo do sol é de aproximadamente 15 milhões de graus Celsius, e diminui gradualmente à medida que se aproxima da superfície, alcançando cerca de 5500°C.
A quarta afirmação afirma que um satélite natural, lua ou planeta secundário é um astro que circula em torno de uma estrela. Isso é falso. Um satélite natural, lua ou planeta secundário é um astro que circula em torno de um planeta principal, não de uma estrela. A Lua, por exemplo, é um satélite natural que orbita em torno da Terra.
É importante entender esses conceitos básicos sobre a formação do sistema solar para que possamos avançar em nossos estudos sobre o universo. Esperamos que essa explicação tenha sido útil!

Questão 2

   A Terra recebe energia radiante do Sol a um regime de
17 × 1016 W, emitindo essa mesma potência. A emissão depende
da temperatura da Terra, ou seja, a temperatura do planeta tal
qual o conhecemos é a temperatura de equilíbrio na qual a
admissão é igual à emissão de radiação.
Internet: <www.fem.unicamp.br> (com adaptações). 
Tendo como referência inicial as informações apresentadas nesse
texto, julgue os próximos itens, relativos à energia e à vida na
Terra. 

Se o fluxo de radiação do Sol é de 1.400 W/m2, então a área
da superfície da Terra é da ordem de 1014 m². 

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Here is the continuation of the text in Portuguese (Brazilian format) with the specified HTML tags:

Isso ocorre porque a Terra tem uma área superficial de aproximadamente 510 milhões de quilômetros quadrados. Desse modo, é possível calcular a potência total recebida pela Terra, que é de 1.400 W/m² multiplicado pela área total da superfície.

Além disso, é fundamental lembrar que a temperatura da Terra é influenciada por outros fatores, como a atmosfera e os oceanos, que ajudam a regular a temperatura do planeta. Isso faz com que a temperatura de equilíbrio seja alcançada, garantindo a vida na Terra.

Agora, julgue os próximos itens, relativos à energia e à vida na Terra.

2. A temperatura de equilíbrio da Terra é diretamente proporcional à energia radiante recebida do Sol.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

Gabarito: C) CERTO. A temperatura de equilíbrio da Terra é alcançada quando a energia radiante recebida do Sol é igual à energia emitida pela Terra. Isso ocorre quando a temperatura do planeta atinge um valor que permite que a Terra emita a mesma quantidade de energia que recebe do Sol.

3. A vida na Terra é possível graças à temperatura de equilíbrio alcançada.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

Gabarito: C) CERTO. A temperatura de equilíbrio da Terra permite que a vida seja possível, pois é nessa temperatura que as condições são favoráveis para o desenvolvimento de seres vivos.

Internet: <www.fem.unicamp.br> (com adaptações).

Questão 3

   A Terra recebe energia radiante do Sol a um regime de
17 × 1016 W, emitindo essa mesma potência. A emissão depende
da temperatura da Terra, ou seja, a temperatura do planeta tal
qual o conhecemos é a temperatura de equilíbrio na qual a
admissão é igual à emissão de radiação.
Internet: <www.fem.unicamp.br> (com adaptações). 
Tendo como referência inicial as informações apresentadas nesse
texto, julgue os próximos itens, relativos à energia e à vida na
Terra. 

Por exigir resfriamento, um aparelho de ar-condicionado não
pode ser abastecido a partir da energia solar. 

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

Isso ocorre porque a energia solar não é diretamente utilizada para resfriamento, mas sim para gerar eletricidade ou calor, que posteriormente podem ser utilizados para resfriamento. Portanto, um aparelho de ar-condicionado pode ser abastecido a partir da energia solar, desde que haja um sistema de conversão de energia solar em eletricidade ou calor.
Além disso, é importante destacar que a energia solar é uma fonte de energia renovável e limpa, que pode ajudar a reduzir a dependência de combustíveis fósseis e minimizar o impacto ambiental. No entanto, é necessário considerar a eficiência do sistema de conversão de energia solar e a quantidade de energia necessária para abastecer o aparelho de ar-condicionado.
Outro ponto importante é que a temperatura da Terra, mencionada no texto inicial, também influencia na eficiência do sistema de ar-condicionado. Em regiões com altas temperaturas, o consumo de energia para resfriamento é maior, o que pode afetar a eficiência do sistema de conversão de energia solar.
Em resumo, embora a energia solar não seja diretamente utilizada para resfriamento, é possível abastecer um aparelho de ar-condicionado com essa fonte de energia, desde que haja um sistema de conversão de energia solar em eletricidade ou calor. Além disso, é importante considerar a eficiência do sistema e a temperatura ambiente para otimizar o uso da energia solar.
Agora, julgue os próximos itens, relativos à energia e à vida na Terra.
  • A Terra recebe mais energia radiante do Sol do que emite.
  • A temperatura da Terra é diretamente proporcional à quantidade de energia solar que recebe.
  • O equilíbrio entre a admissão e a emissão de radiação é fundamental para a manutenção da vida na Terra.
  • A energia solar é a única fonte de energia renovável.
  • O uso de energia solar pode reduzir a dependência de combustíveis fósseis.
E, por fim, lembre-se de que a compreensão dos conceitos de energia e meio ambiente é fundamental para a tomada de decisões sustentáveis e para a preservação da vida na Terra.

Questão 4

   A Terra recebe energia radiante do Sol a um regime de
17 × 1016 W, emitindo essa mesma potência. A emissão depende
da temperatura da Terra, ou seja, a temperatura do planeta tal
qual o conhecemos é a temperatura de equilíbrio na qual a
admissão é igual à emissão de radiação.
Internet: <www.fem.unicamp.br> (com adaptações). 
Tendo como referência inicial as informações apresentadas nesse
texto, julgue os próximos itens, relativos à energia e à vida na
Terra. 

Devido à gravidade, a atmosfera terrestre torna-se mais
rarefeita conforme se distancia da superfície do planeta. 

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Além disso, a pressão atmosférica também decresce com a altitude, o que interfere na formação de nuvens e no regime de precipitações. Isso tudo contribui para que a vida na Terra seja possível, pois a atmosfera protege o planeta dos raios cósmicos e regula a temperatura, mantendo-a em um nível que permite a existência de água líquida.
Outro fator importante para a vida na Terra é a presença de oxigênio, que é essencial para a respiração de seres vivos. A atmosfera terrestre é composta por cerca de 21% de oxigênio, o que é suficiente para sustentar a vida. Além disso, a Terra também possui uma grande quantidade de água, que é fundamental para a vida.
A emissão de radiação pela Terra também é influenciada pela sua temperatura. Quanto mais quente o planeta, mais radiação é emitida. Isso significa que, se a Terra fosse muito mais quente do que é hoje, a quantidade de radiação emitida seria muito maior, o que poderia tornar impossível a vida no planeta.
Em resumo, a Terra recebe energia radiante do Sol e emite essa mesma potência, o que depende da sua temperatura. A atmosfera terrestre é essencial para a vida, pois protege o planeta dos raios cósmicos e regula a temperatura. Além disso, a presença de oxigênio e água também são fundamentais para a existência de vida no planeta.
Com base nessas informações, julgue os próximos itens:
  • A) CERTO
  • B) ERRADO
1. A atmosfera terrestre é composta por cerca de 80% de oxigênio.
  • A) CERTO
  • B) ERRADO
2. A temperatura da Terra é influenciada pela quantidade de radiação emitida pelo Sol.
  • A) CERTO
  • B) ERRADO
3. A água é essencial para a vida, mas a Terra não possui uma grande quantidade dele.
  • A) CERTO
  • B) ERRADO
4. A pressão atmosférica aumenta com a altitude.
  • A) CERTO
  • B) ERRADO
5. A emissão de radiação pela Terra é influenciada pela sua temperatura.
  • A) CERTO
  • B) ERRADO
Internet: <www.fem.unicamp.br> (com adaptações).

Questão 5

Considere a seguinte pergunta feita por uma estudante do Ensino Fundamental: Por que Plutão não é mais planeta?
Considerando este contexto analise as asserções a seguir e a relação entre elas.
I -Plutão não limpou a vizinhança de sua órbita, não é satélite de nenhum planeta e é classificado como Planeta Anão.
por que..
II – para ser considerado Planeta Anão é necessário que o corpo celeste esteja em órbita em torno do Sol; seja arredondado; e que seja
dinamicamente dominante na vizinhança de sua órbita.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.

  • A)As asserções I e II são proposições falsas.
  • B)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • C)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  • D)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • E)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

A resposta certa para essa pergunta é a opção E) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Vamos entender melhor porque isso ocorre.
A asserção I é verdadeira porque Plutão não atende ao critério de limpar a vizinhança de sua órbita, ou seja, não é o corpo celeste dominante em sua órbita. Além disso, Plutão não é satélite de nenhum planeta e é classificado como Planeta Anão, o que é correto de acordo com a definição da União Astronômica Internacional (UAI).
Já a asserção II é falsa porque o critério de ser dinamicamente dominante na vizinhança de sua órbita não é um dos requisitos para ser considerado Planeta Anão. De acordo com a definição da UAI, um Planeta Anão é um corpo celeste que está em órbita em torno do Sol, tem massa suficiente para ter uma forma esférica, mas não limpou a vizinhança de sua órbita. Portanto, a asserção II mistura os critérios de Planeta com os de Planeta Anão.
É importante notar que a reclassificação de Plutão como Planeta Anão em 2006 foi uma decisão controversa que gerou muita discussão na comunidade científica. No entanto, essa é a definição atualmente aceita pela UAI.
Em resumo, a opção E) é a resposta certa porque a asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa. Plutão não é mais considerado um planeta porque não atende ao critério de limpar a vizinhança de sua órbita, mas é classificado como Planeta Anão de acordo com a definição da UAI.

E aí, você entendeu melhor por que Plutão não é mais considerado um planeta?

Essa pergunta feita pela estudante do Ensino Fundamental é um exemplo de como a curiosidade e a dúvida podem levar ao conhecimento. É importante que os estudantes sejam incentivados a questionar e a buscar respostas, pois é assim que se constrói o conhecimento.
Além disso, é fundamental que os professores sejam capazes de explicar conceitos complexos de forma clara e objetiva, como foi feito aqui. Isso ajuda os estudantes a entender melhor os conceitos e a desenvolver seu raciocínio crítico.
E você, o que acha sobre a reclassificação de Plutão como Planeta Anão? Concorda ou discorda com a decisão da UAI?

Questão 6

A proliferação das pseudociências nos meios digitais e redes sociais tem causado um grande impacto na percepção das pessoas sobre o
mundo e a realidade. Assim, um dos objetivos da divulgação científica deve ser a promoção de uma visão mais adequada da ciência e
dos conhecimentos científicos.
A partir deste contexto, assinale a alternativa que apresenta um exemplo de conhecimento científico.

  • A)Nos eclipses lunares, quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, é possível ver a sombra projetada pelo planeta no satélite.
  • B)As constelações, tais como o Cruzeiro do Sul, são visíveis a partir de qualquer ponto de observação da Terra.
  • C)A estrela Polar é fixa enquanto as outras giram em torno da Terra, sendo que a maioria delas é ofuscada pela luz solar.
  • D)O Sol e a Lua são atraídos em torno do polo magnético da Terra que está no centro do disco, denominado de Polo Norte.
  • E)A Lua gira em um compasso diferente do Sol e quando ambos se cruzam a lua armazena radiação solar até ficar cheia.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

Além disso, é fundamental que a divulgação científica seja feita de forma clara e acessível, para que as pessoas possam compreender facilmente os conceitos científicos e distinguir entre conhecimento científico e pseudociência. Isso porque a proliferação de informações falsas ou distorcidas pode ter consequências graves, como a perda de confiança na ciência e nos científicos, o que pode levar a decisões mal informadas e à perda de oportunidades.
Nesse sentido, é importante que os meios de comunicação e as redes sociais sejam utilizados de forma responsável, para que as informações científicas sejam disseminadas de forma clara e precisa. Além disso, é fundamental que os científicos e especialistas sejam ouvidos e respeitados, para que possam contribuir com sua expertise e conhecimento para a discussão dos temas científicos.
Portanto, é essencial que a sociedade como um todo se esforce para promover a cultura científica e a educação científica, para que as pessoas possam desenvolver habilidades críticas e possam avaliar as informações de forma adequada. Isso pode ser feito através da implementação de programas de educação científica em escolas e universidades, bem como pela criação de espaços de discussão e divulgação científica.
Assim, a partir do exemplo citado, podemos concluir que o conhecimento científico é fundamental para a compreensão do mundo e da realidade. E, portanto, é essencial que a sociedade se esforce para promover a cultura científica e a educação científica, para que as pessoas possam desenvolver habilidades críticas e possam avaliar as informações de forma adequada.
Em resumo, a divulgação científica é uma ferramenta importante para a promoção da cultura científica e da educação científica. E, portanto, é essencial que os meios de comunicação e as redes sociais sejam utilizados de forma responsável, para que as informações científicas sejam disseminadas de forma clara e precisa. Além disso, é fundamental que os científicos e especialistas sejam ouvidos e respeitados, para que possam contribuir com sua expertise e conhecimento para a discussão dos temas científicos.
E, no exemplo citado, podemos ver que a alternativa A) é a resposta correta, pois descreve um fenômeno natural que ocorre durante os eclipses lunares, quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra no satélite. Isso é um exemplo de conhecimento científico, pois é baseado em observações e experimentos que comprovam a teoria.
Já as outras alternativas apresentam informações que não são precisas ou que são baseadas em crenças ou superstições. Por exemplo, a alternativa B) afirma que as constelações são visíveis a partir de qualquer ponto de observação da Terra, o que não é verdade, pois as constelações visíveis dependem da localização e do horário.
Além disso, a alternativa C) afirma que a estrela Polar é fixa enquanto as outras giram em torno da Terra, o que não é verdade, pois a estrela Polar é uma estrela que parece fixa devido à sua proximidade com o polo norte celestial, mas na verdade ela também gira em torno do centro da galáxia.
As alternativas D) e E) também apresentam informações que não são precisas ou que são baseadas em crenças ou superstições. Portanto, é fundamental que as pessoas tenham acesso a informações científicas precisas e confiáveis, para que possam desenvolver habilidades críticas e possam avaliar as informações de forma adequada.

Questão 7

Sobre as características dos planetas e astros do
sistema solar, verifique as assertivas e assinale a
correta.
I. São rochosos: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
Características: superfície rochosa, alta densidade,
relevos bem definidos, próximo ao sol, volume
mediano, temperaturas elevadas, também
conhecidos por telúricos.
II. São gasosos: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake,
Éris. Características: superfície gasosa, baixa
densidade, relevo inconstante, distantes do sol,
volume elevado, temperaturas baixas, também
conhecidos por Jovianos.
III. São anões: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Características: pequena massa e volume, não são
dominantes na região onde se encontram, orbitam
o sol.

  • A)As assertivas II e III estão corretas.
  • B)As assertivas I e II estão corretas.
  • C)As assertivas I, II e III estão corretas.
  • D)Apenas a assertiva I está correta.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

Agora que você verificou as assertivas, é hora de analisar cada uma delas mais detalhadamente.

Começando pela assertiva I, podemos verificar que ela está correta. Mercúrio, Vênus, Terra e Marte são, de fato, planetas rochosos, com superfícies rochosas, alta densidade, relevos bem definidos e temperatura elevadas. Além disso, eles são próximos do Sol e têm volumes medianos, características que os definem como telúricos.
Já a assertiva II apresenta um erro grave. Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris não são planetas gasosos, mas sim planetas anões. Eles têm superfícies rochosas, não gasosas, e suas características são mais próximas às dos planetas rochosos do que às dos gasosos. Além disso, os planetas gasosos do sistema solar são Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, que possuem superfícies gasosas, baixa densidade e volumes elevados.
A assertiva III também está errada. Júpiter, Saturno, Urano e Netuno não são planetas anões, mas sim planetas gasosos. Eles têm massas e volumes enormes e são dominantes em suas regiões do sistema solar. Os planetas anões, por outro lado, são Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris, que têm pequenas massas e volumes e não são dominantes em suas regiões.
Portanto, apenas a assertiva I está correta, o que torna a alternativa D) a resposta certa.

Essa questão é um exemplo de como é importante ter conhecimento sobre as características dos planetas e astros do sistema solar para evitar erros e confusões. É fundamental saber distinguir entre os diferentes tipos de planetas e astros para compreender melhor o funcionamento do sistema solar e suas complexidades.

Questão 8

Dos planetas que compõe o sistema solar, os mais próximos à Terra são:

  • A)Marte e Mercúrio.
  • B)Vênus e Júpiter.
  • C)Júpiter e Mercúrio.
  • D)Vênus e Marte.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

Dos planetas que compõe o sistema solar, os mais próximos à Terra são:

  • A)Marte e Mercúrio.
  • B)Vênus e Júpiter.
  • C)Júpiter e Mercúrio.
  • D)Vênus e Marte.

Essa é uma pergunta clássica em provas de conhecimento sobre o sistema solar. A resposta certa é D) Vênus e Marte, e é importante entender por quê.

Vênus é o planeta mais próximo da Terra, com uma distância média de aproximadamente 25 milhões de quilômetros. Isso ocorre porque Vênus e a Terra estão muito próximas em suas órbitas ao redor do Sol, o que as aproxima em certos momentos do ano.

Já Marte é o segundo planeta mais próximo da Terra, com uma distância média de cerca de 225 milhões de quilômetros. Embora seja mais distante do que Vênus, Marte é frequentemente visível no céu noturno e tem sido objeto de intensa pesquisa e exploração em busca de vida extraterrestre.

Mercúrio, por sua vez, é o planeta mais próximo do Sol, mas não é o mais próximo da Terra. Isso ocorre porque Mercúrio tem uma órbita muito elíptica, o que significa que sua distância em relação à Terra varia muito ao longo do ano.

Júpiter, o maior planeta do sistema solar, é muito mais distante da Terra, com uma distância média de cerca de 778 milhões de quilômetros. Embora seja um planeta gigante, Júpiter não está entre os mais próximos da Terra.

Portanto, a resposta certa é D) Vênus e Marte, os dois planetas que estão mais próximos da Terra em nossa vizinhança cósmica.

Questão 9

Quando se trata do movimento circular, um dos exemplos
dados pelos professores é a questão do movimento de translação
dos planetas em torno do Sol. Outro exemplo que também se
pode dar é o de uma pessoa que, parada na superfície da Terra,
realiza um movimento circular, devido ao movimento de rotação
do planeta.
Internet: <sbfisica.org.br> (com adaptações).
Com relação à translação da Terra em torno do Sol e às
grandezas e aos fenômenos associados a isso, assinale a opção
correta.

  • A)As forças de atração entre a Terra e o Sol apresentam o mesmo módulo e o mesmo sentido.
  • B)A Terra não sofre aceleração durante a translação.
  • C)O módulo da velocidade orbital é mínimo no periélio.
  • D)O módulo da força gravitacional é máximo no afélio.
  • E)A direção da força centrípeta é igual à da atração gravitacional do Sol sobre a Terra.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

Here is the continuation of the text:
Agora, vamos analisar cada uma das opções apresentadas e entender por que a opção E) é a correta. Em primeiro lugar, a opção A) não é verdadeira, pois as forças de atração entre a Terra e o Sol são iguais em módulo, mas opostas em sentido. A força de atração do Sol sobre a Terra é dirigida para o centro do Sol, enquanto a força de atração da Terra sobre o Sol é dirigida para o centro da Terra.

Já a opção B) também não é correta, pois a Terra sofre uma aceleração constante durante a translação em torno do Sol, devido à força gravitacional exercida pelo Sol. Essa aceleração é responsável pelo movimento circular da Terra em torno do Sol.

A opção C) também está errada, pois o módulo da velocidade orbital é máximo no periélio, que é o ponto da órbita em que a Terra está mais próxima do Sol. Isso ocorre porque a Terra tem uma energia cinética maior nesse ponto, devido à sua proximidade com o Sol.

Já a opção D) não é correta, pois o módulo da força gravitacional é mínimo no afélio, que é o ponto da órbita em que a Terra está mais distante do Sol. Isso ocorre porque a força gravitacional entre a Terra e o Sol é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre os dois corpos celestes.

Portanto, a opção E) é a correta, pois a direção da força centrípeta é igual à da atração gravitacional do Sol sobre a Terra. A força centrípeta é a força responsável pelo movimento circular da Terra em torno do Sol, e ela é exercida pelo Sol sobre a Terra.

Em resumo, é importante entender que o movimento circular é um tipo de movimento que ocorre quando um objeto se desloca em uma trajetória circular em torno de um ponto fixo. No caso da Terra, ela realiza um movimento circular em torno do Sol devido à força gravitacional exercida pelo Sol. Além disso, é fundamental saber distinguir as opções corretas das erradas em uma questão de múltipla escolha, analisando cuidadosamente cada uma das opções apresentadas.
Fonte: (com adaptações).
Note: I maintained the style and tone of the original text, using a casual tone and a very long length. I also followed the original formatting and structure, using HTML tags to format the text.
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Questão 10

Modelos astrofísicos e observações astronômicas mostram
que as estrelas são formadas no interior de nuvens moleculares
densas. Para um melhor entendimento sobre como o equilíbrio de
uma nuvem molecular é afetado, fazem-se muitos trabalhos
científicos utilizando-se processos de turbulência associados a
parâmetros físicos, como pressão, massa, temperatura etc.
Internet: <univap.br> (com adaptações)
Com relação à origem do planeta Terra e do sistema solar,
assinale a opção correta.

  • A)As partículas da nuvem de poeira estelar original se atraíram principalmente por ação da gravidade.
  • B)A poeira componente da nuvem estelar original compactou-se em corpos, sem transferência de momento angular.
  • C)Durante a formação da Terra, o núcleo terrestre tinha condições de temperatura e pressão que poderiam propiciar reações de fusão nuclear.
  • D)Os planos das órbitas planetárias são aleatórios, sem qualquer vínculo causal com o Sol.
  • E)Terra e Marte eram exoplanetas que foram capturados pelo Sol e entraram em sua órbita.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

Here is the completed text in Portuguese, following the specified parameters:
Além disso, modelos de simulação computacional permitem estudar a evolução das nuvens moleculares e como elas se fragmentam em regiões menores, que posteriormente dão origem às estrelas. Nesses modelos, são considerados parâmetros como a densidade, a temperatura e a turbulência dentro da nuvem. Além disso, é possível estudar como a radiação emitida pelas estrelas jovens afeta a evolução das nuvens e a formação de planetas.
Outro aspecto importante na formação de estrelas e planetas é a rotação das nuvens moleculares. A medida que a nuvem se contrai, seu momento angular aumenta, fazendo com que a matéria se distancie do centro e forme um disco em torno do qual os planetas se formam. Esse processo é conhecido como formação de disco de acreção.
Já no que diz respeito à formação do sistema solar, é sabido que as partículas de poeira e gás se atraíram mutuamente devido à gravidade, formando os planetas e outros corpos celestes. A opção A) está correta, pois as partículas da nuvem de poeira estelar original se atraíram principalmente por ação da gravidade.
É importante lembrar que a formação do sistema solar é um processo complexo e ainda não completamente entendido. Existem muitas teorias e modelos que tentam explicar como os planetas se formaram e como o sistema solar evoluiu ao longo do tempo. No entanto, a opção A) é a mais aceita pela comunidade científica.
Em resumo, a formação de estrelas e planetas é um processo complexo que envolve a interação de muitos parâmetros físicos, como pressão, temperatura, densidade e turbulência. Além disso, é fundamental considerar a rotação das nuvens moleculares e a formação de discos de acreção. No que diz respeito à formação do sistema solar, a opção A) é a mais correta.
Fonte: (com adaptações)
Note: I maintained the original style and tone of the text, which is casual and informative. I also made sure to keep the text very long, as per the specified parameters.
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