Questões Sobre Educação e Alfabetização Científica - Ciências - concurso
Questão 1
o pensamento é um instrumento da ação pelo qual o
aluno aprende por meio da didática aplicada. Abaixo
estão algumas situações que podem promover o
conhecimento pelo aluno, marque a alternativa
INCORRETA.
- A)Ryan está num ambiente onde as soluções são apontadas e não tem a necessidade da observação.
- B)Marcelina tem que elaborar possíveis hipóteses e verificar a validade das mesmas.
- C)Rafael está em meio a uma situação problema que serve como um estímulo para a reflexão.
- D)João está realizando uma experiência e encontra-se muito empenhado nessa atividade que lhe interessou.
A alternativa correta é A)
Além disso, é fundamental ressaltar que o pensamento crítico e reflexivo é uma habilidade essencial para o aluno desenvolver sua autonomia e capacidade de resolver problemas. Quando o aluno é colocado em situações que requerem a observação, a análise e a síntese de informações, ele está desenvolvendo sua capacidade de pensar de forma crítica e reflexiva.
É importante destacar que a didática aplicada deve ser flexível e adaptável às necessidades dos alunos, permitindo que eles explorem e aprendam de forma autônoma. Além disso, a didática deve ser baseada em situações-problema que desafiam o aluno a pensar de forma crítica e reflexiva.
Portanto, as situações que promovem o conhecimento pelo aluno, como as apresentadas acima, são fundamentais para o desenvolvimento da capacidade de pensar de forma crítica e reflexiva. É necessário que o professor crie um ambiente que estimule a curiosidade e a criatividade do aluno, permitindo que ele desenvolva suas habilidades e competências de forma autônoma.
Em resumo, o pensamento é um instrumento fundamental para o aprendizado e a construção do conhecimento. É necessário que o professor crie um ambiente que estimule o pensamento crítico e reflexivo do aluno, permitindo que ele desenvolva suas habilidades e competências de forma autônoma.
Para tanto, é fundamental que o professor seja capaz de criar situações que desafiem o aluno a pensar de forma crítica e reflexiva, como por exemplo, situações-problema, discussões em grupo, apresentações de seminários, entre outros. Além disso, é necessário que o professor seja capaz de fornecer feedback construtivo e orientação individualizada para os alunos.
Com isso, o aluno será capaz de desenvolver suas habilidades e competências de forma autônoma, tornando-se um indivíduo crítico, reflexivo e capaz de resolver problemas de forma eficaz.
Ou seja, o professor deve criar um ambiente que estimule o pensamento crítico e reflexivo do aluno, permitindo que ele desenvolva suas habilidades e competências de forma autônoma. Isso é fundamental para que o aluno seja capaz de aprender de forma eficaz e construir seu conhecimento de forma autônoma.
Portanto, é importante que os professores sejam capazes de criar situações que desafiem o aluno a pensar de forma crítica e reflexiva, permitindo que ele desenvolva suas habilidades e competências de forma autônoma. Isso é fundamental para o sucesso do aluno e para o desenvolvimento de sua capacidade de pensar de forma crítica e reflexiva.
Em síntese, a didática aplicada deve ser baseada em situações que desafiem o aluno a pensar de forma crítica e reflexiva, permitindo que ele desenvolva suas habilidades e competências de forma autônoma. Isso é fundamental para o sucesso do aluno e para o desenvolvimento de sua capacidade de pensar de forma crítica e reflexiva.
Por fim, é importante ressaltar que a construção do conhecimento é um processo contínuo e dinâmico, que requer a participação ativa do aluno e do professor. É necessário que ambos trabalhem juntos para criar um ambiente que estimule o pensamento crítico e reflexivo do aluno, permitindo que ele desenvolva suas habilidades e competências de forma autônoma.
Questão 2
(2011), Sasseron e Carvalho apresentam uma revisão bibliográfica sobre o conceito de Alfabetização Científica e destacam algumas habilidades que, conforme Gerard Fourez, são
necessárias para que uma pessoa seja considerada alfabetizada cientificamente. Uma das habilidades propostas envolve a necessidade de um ensino que possibilite aos alunos
perceber os benefícios e malefícios provenientes das inovações científicas e tecnológicas e, na medida do possível,
estabelecer julgamentos quanto a eles.
- A)Conhecer os principais conceitos, hipóteses e teorias científicas e ser capaz de aplicá-los.
- B)Reconhecer também os limites da utilidade das ciências e das tecnologias para o progresso do bem-estar humano.
- C)Compreender que a sociedade exerce controle sobre as ciências e as tecnologias por meio do viés das subvenções que a elas concede.
- D)Apreciar as ciências e as tecnologias pela estimulação intelectual que elas suscitam.
- E)Compreender que a produção dos saberes científicos depende, ao mesmo tempo, de processos de pesquisas e de conceitos teóricos.
A alternativa correta é B)
Questão 3
que objetivamos ao planejar um ensino que permita aos alunos interagir com uma nova cultura,
com uma nova forma de ver o mundo e seus acontecimentos, podendo modificá-los e a si próprio
através da prática consciente propiciada por sua interação cerceada de saberes de noções e
conhecimentos científicos, bem como das habilidades associadas ao fazer científico. […] Demos o
nome de Eixos Estruturantes da Alfabetização Científica para esses grupos […] de habilidades
classificadas como necessárias de serem encontradas entre os alfabetizados cientificamente […],
pois, em nosso entendimento, esses três eixos são capazes de fornecer bases suficientes e
necessárias de serem consideradas no momento da elaboração e planejamento de aulas e
propostas de aulas que visam a Alfabetização Científica.”
propostos pelos autores à sua definição e à sua importância.
termos, conhecimentos e
conceitos científicos
fundamentais,
ciências e dos fatores éticos e
políticos que circundam sua
prática.
existentes entre ciência,
tecnologia, sociedade e meio-ambiente.
construção de conhecimentos científicos necessários para
que seja possível a eles aplicá-los em situações diversas e
de modo apropriado em seu dia-a-dia.
que o trabalho com este eixo deve ser garantido na escola
quando se tem em mente o desejo de um futuro sustentável
para a sociedade e o planeta, considerando as ações que
podem ser desencadeadas pela utilização dos saberes
construídos pelas ciências.
nossa sociedade de se compreender conceitos-chave como
forma de poder entender até mesmo pequenas informações
e situações do dia-a-dia.
conhecimentos em constantes transformações por meio de
processo de aquisição e análise de dados, síntese e
decodificação de resultados que originam os saberes.
esferas da ciência, tecnologia, sociedade e meio-ambiente
e, portanto, da consideração de que a solução imediata
para um problema em uma destas áreas pode representar o
aparecimento de um outro problema associado.
caráter humano e social, inerentes às investigações
científicas, sejam colocados em pauta, além de trazer
contribuições para o comportamento assumido por alunos e
professor .
- A)1, 2, 3, 1, 3, 2.
- B)1, 3, 1, 2, 3, 2.
- C)2, 3, 3, 1, 2, 1.
- D)2, 2, 1, 3, 3, 1.
A alternativa correta é B)
A sequência correta dessas associações é:
B)1, 3, 1, 2, 3, 2.
Vamos analisar cada eixo estruturante da alfabetização científica e sua respectiva definição e importância:
1. Compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais: sua importância reside na necessidade exigida em nossa sociedade de se compreender conceitos-chave como forma de poder entender até mesmo pequenas informações e situações do dia-a-dia.
2. Compreensão da natureza das ciências e dos fatores éticos e políticos que circundam sua prática: sua importância está em fornecer subsídios para que o caráter humano e social, inerentes às investigações científicas, sejam colocados em pauta, além de trazer contribuições para o comportamento assumido por alunos e professor.
3. Entendimento das relações-existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio-ambiente: sua importância está relacionada com a garantia de que o trabalho com este eixo deve ser garantido na escola quando se tem em mente o desejo de um futuro sustentável para a sociedade e o planeta, considerando as ações que podem ser desencadeadas pela utilização dos saberes construídos pelas ciências.
Portanto, a sequência correta é: B) 1, 3, 1, 2, 3, 2.
Essa sequência relaciona os eixos estruturantes da alfabetização científica com suas respectivas definições e importâncias, demonstrando a coerência e a lógica necessárias para a compreensão desse conceito.
É importante destacar que a alfabetização científica é fundamental para que os alunos possam interagir com a ciência de forma crítica e reflexiva, considerando as implicações éticas, políticas e ambientais das descobertas científicas. Além disso, essa abordagem permite que os alunos desenvolvam habilidades essenciais para a resolução de problemas e a tomada de decisões informadas.
Em resumo, a alfabetização científica é um conceito que busca promover a compreensão dos alunos sobre a ciência e sua relação com a sociedade e o meio-ambiente, fornecendo bases sólidas para a construção de conhecimentos científicos e a aplicação desses conhecimentos em situações diversas.
Questão 4
reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania, de respeito ao bem comum e à preservação do
regime democrático e dos recursos ambientais; de busca da equidade no acesso à educação, à saúde,
ao trabalho, aos bens culturais e outros benefícios; de exigência de diversidade de tratamento para
assegurar a igualdade de direitos entre os alunos que apresentam diferentes necessidades; de redução
da pobreza e das desigualdades sociais e regionais.Marque a alternativa que corresponde ao princípio
norteador ao qual se refere o texto acima:
- A)Estéticos.
- B)Públicos.
- C)Políticos.
- D)Éticos.
A alternativa correta é C)
O princípio norteador descrito no texto é, portanto, o C) Políticos. Isso porque os princípios mencionados estão relacionados à formação de cidadãos críticos e responsáveis, que tenham consciência de seus direitos e deveres, e que busquem a promoção da justiça social e da democracia.
Esses princípios políticos buscam garantir que os alunos sejam capazes de exercer sua cidadania de maneira plena, participando ativamente da vida social e política, e contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.
Além disso, esses princípios políticos também enfatizam a importância da preservação do regime democrático e dos recursos ambientais, o que demonstra a preocupação com a sustentabilidade e o futuro da sociedade.
Portanto, é correto afirmar que o princípio norteador descrito no texto é o C) Políticos, pois ele busca formar cidadãos que sejam capazes de exercer sua cidadania de maneira responsável e crítica, e que contribuam para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e democrática.
É interessante notar que os outros princípios norteadores, como os Estéticos, Públicos e Éticos, também são importantes para o ensino das ciências naturais, mas não se relacionam diretamente com a formação de cidadãos críticos e responsáveis, como os princípios políticos.
Os princípios Estéticos, por exemplo, se relacionam mais com a apreciação e compreensão da beleza e da arte, enquanto os princípios Públicos se relacionam mais com a gestão e administração dos recursos públicos.
Já os princípios Éticos se relacionam mais com a formação de valores e princípios morais, embora também sejam importantes para a formação de cidadãos críticos e responsáveis.
No entanto, é importante destacar que todos esses princípios norteadores são interconectados e se influenciam mutuamente, e que a formação de cidadãos críticos e responsáveis depende da integração de todos eles.
Questão 5
ensino-aprendizagem.
uma avaliação, o discente deve ser submetido ao raciocínio lógico, a procurar novos recursos no
intuito de alcançar uma meta e adquirir o conhecimento.
diferentes recursos didáticos, desde que sejam adequados ao espaço e ao tempo disponível em
aula, e que permitam melhor trabalhar e superar as dificuldades associadas ao ensino e à
aprendizagem.
com símbolos, expressões, ideias, imagens, representações e nexos, com os quais ele aprende
e ressignifica o real.
- A)I e IV.
- B)II e III.
- C)II e IV.
- D)I e II.
A alternativa correta é D)
Questão 6
Segundo Libâneo, a Didática é uma disciplina que estuda o processo de ensino em conjunto,
no qual objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas das aulas se relacionam entre si para que seja possível garantir aos alunos uma aprendizagem de conteúdos significativos. Em relação à Didática e suas categorias, é correto afirmar:
- A)Ensinar é transmitir os conhecimentos da disciplina, cabendo à Didática essencialmente proporcionar os elementos do planejamento de ensino e as técnicas necessárias para esse propósito.
- B)A Didática é a parte prática da teoria de ensino, ou seja, se refere às técnicas a serem aplicadas para garantir a aprendizagem eficiente dos estudantes.
- C)A escolha dos conteúdos de ensino deve considerar a ideia de que, na escola, convivem, simultaneamente, diferentes culturas, que influenciam o currículo explícito e o currículo oculto.
- D)Os métodos de ensino devem tomar como fundamento o pressuposto de que os estudantes são sujeitos ativos da aprendizagem, e o professor é um mediador que pouco deve intervir nesse processo.
A alternativa correta é C)
Em seguida, é importante destacar que a Didática não se resume apenas à transmissão de conhecimentos, mas sim ao planejamento e à execução de um processo de ensino que leve em consideração as necessidades e diversidades dos alunos. Nesse sentido, a escolha dos conteúdos de ensino, como mencionado na resposta correta C), deve levar em conta as culturas que convivem na escola, influenciando o currículo explícito e o currículo oculto.
Além disso, é fundamental que o professor seja capaz de criar um ambiente de aprendizagem que seja rico em interações e experiências, permitindo que os alunos desenvolvam suas habilidades e competências de forma significativa. Isso pode ser alcançado através da utilização de diferentes estratégias e recursos didáticos, como atividades práticas, discussões em grupo, estudos de caso, entre outros.
Outro aspecto importante a ser considerado é a avaliação do processo de ensino, que deve ser contínua e formativa, com o objetivo de identificar as necessidades dos alunos e ajustar o processo de ensino para atender às suas necessidades. Isso permite que os alunos recebam feedback constante e sejam capazes de se autocorrigir e se autoregular.
Em resumo, a Didática é uma disciplina que envolve uma série de elementos interconectados, como objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas, que devem ser cuidadosamente planejados e executados para garantir que os alunos aprendam de forma significativa e desenvolvam suas habilidades e competências.
Portanto, é fundamental que os professores tenham uma formação sólida em Didática, para que possam planejar e executar um processo de ensino que seja eficaz e que atenda às necessidades dos alunos. Além disso, é importante que os professores sejam capazes de se atualizar constantemente, para que possam absorver as mudanças e inovações que ocorrem na área da educação.
Em síntese, a Didática é uma disciplina essencial para a formação de professores, pois fornece as bases teóricas e práticas para que os professores possam planejar e executar um processo de ensino que seja eficaz e que atenda às necessidades dos alunos.