Uma das pautas na educação contemporânea é a de oferecer aos alunos mais de uma abordagem sobre um mesmo conceito. Teorias como a do Perfil Conceitual (Mortimer, 2010) deixam bem evidente que isso favorece a aprendizagem, pois cada indivíduo possui uma forma diferente de ver e interpretar o mundo. Tomando como exemplo o conceito de produtos notáveis, é interessante que o professor alterne entre abordagens algébricas e geométricas, considerando a heterogeneidade das formas de ver o mundo de seus alunos. Nesse sentido, em qual dos retângulos a seguir a área da região cinza representa geometricamente o produto notável x² – 4?
conceito. Teorias como a do Perfil Conceitual (Mortimer, 2010) deixam bem evidente que isso favorece a aprendizagem,
pois cada indivíduo possui uma forma diferente de ver e interpretar o mundo. Tomando como exemplo o conceito de
produtos notáveis, é interessante que o professor alterne entre abordagens algébricas e geométricas, considerando a
heterogeneidade das formas de ver o mundo de seus alunos. Nesse sentido, em qual dos retângulos a seguir a área da
região cinza representa geometricamente o produto notável x² – 4?
- E)
Resposta:
A alternativa correta é B)
Uma das pautas na educação contemporânea é a de oferecer aos alunos mais de uma abordagem sobre um mesmo conceito. Teorias como a do Perfil Conceitual (Mortimer, 2010) deixam bem evidente que isso favorece a aprendizagem, pois cada indivíduo possui uma forma diferente de ver e interpretar o mundo. Tomando como exemplo o conceito de produtos notáveis, é interessante que o professor alterne entre abordagens algébricas e geométricas, considerando a heterogeneidade das formas de ver o mundo de seus alunos. Nesse sentido, em qual dos retângulos a seguir a área da região cinza representa geometricamente o produto notável x² – 4?
A)
B)
C)
D)
E)
Para responder essa questão, é fundamental que o aluno tenha uma compreensão clara do produto notável x² – 4 e como ele pode ser representado geometricamente. Além disso, é importante que o aluno seja capaz de analisar as diferentes opções apresentadas e identificar a que melhor representa o conceito em questão.
É importante lembrar que a aprendizagem de conceitos matemáticos não se resume apenas à memorização de fórmulas e procedimentos. É fundamental que os alunos desenvolvam uma compreensão profunda dos conceitos, sabendo aplicá-los em diferentes contextos e situações.
Portanto, em se tratando de produtos notáveis, é fundamental que os alunos saibam como eles podem ser representados de forma algébrica e geométrica. Além disso, é importante que os alunos sejam capazes de identificar as situações em que cada tipo de representação é mais adequada.
No caso da questão apresentada, a resposta correta é o retângulo B. Isso porque a área da região cinza do retângulo B representa geometricamente o produto notável x² – 4.
É importante que os professores ofereçam aos seus alunos oportunidades de desenvolverem suas habilidades e conhecimentos em diferentes áreas. Isso pode ser feito por meio de atividades diversificadas, que incluam problemas, jogos, simulações e outros recursos que favoreçam a aprendizagem.
Além disso, é fundamental que os professores sejam capazes de adaptar seu ensino às necessidades e habilidades dos seus alunos. Isso pode ser feito por meio da utilização de recursos tecnológicos, que permitem uma maior interação entre os alunos e o conteúdo.
Em resumo, a aprendizagem de conceitos matemáticos é um processo complexo que envolve a desenvolvimento de habilidades e conhecimentos em diferentes áreas. É fundamental que os professores ofereçam aos seus alunos oportunidades de desenvolverem suas habilidades e conhecimentos em diferentes áreas, adaptando seu ensino às necessidades e habilidades dos seus alunos.
Deixe um comentário