Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre estrutura e formação de palavras, segundo Cegalla, considere as seguintes afirmações: I. Raiz, radical, tema são considerados elementos mórficos ou estruturais das palavras. II. Afixos, desinências, vogal temática são elementos modificadores da significação do radical. III. Radical é o elemento originário e irredutível em que se concentra a significação das palavras, consideradas do ângulo histórico. Geralmente monossilábico, o radical encerra o sentido lato e geral, comum às palavras da mesma família etimológica. IV. Raiz é o elemento básico e significativo das palavras, consideradas sob o aspecto gramatical e prático, dentro da língua portuguesa atual. V. Na língua Portuguesa, há três processos gerais para a formação de palavras: a derivação, a composição e a formatação; essa última decorrente do avanço tecnológico. Quais estão corretas?

Sobre estrutura e formação de palavras, segundo Cegalla, considere as seguintes
afirmações:
I. Raiz, radical, tema são considerados elementos mórficos ou estruturais das palavras.
II. Afixos, desinências, vogal temática são elementos modificadores da significação do radical.
III. Radical é o elemento originário e irredutível em que se concentra a significação das palavras,
consideradas do ângulo histórico. Geralmente monossilábico, o radical encerra o sentido lato e
geral, comum às palavras da mesma família etimológica.
IV. Raiz é o elemento básico e significativo das palavras, consideradas sob o aspecto gramatical e
prático, dentro da língua portuguesa atual.
V. Na língua Portuguesa, há três processos gerais para a formação de palavras: a derivação, a
composição e a formatação; essa última decorrente do avanço tecnológico.
Quais estão corretas?

Resposta:

A alternativa correta é A)

As afirmações I, II, III, IV e V apresentam conceitos importantes sobre estrutura e formação de palavras, segundo Cegalla. Vamos analisar cada uma delas para entender melhor o que está sendo afirmado.
A afirmação I destaca que raiz, radical e tema são elementos mórficos ou estruturais das palavras. Isso significa que esses elementos compõem a estrutura básica das palavras, fornecendo a sua significação fundamental.
Já a afirmação II apresenta os afixos, desinências e vogal temática como elementos modificadores da significação do radical. Em outras palavras, esses elementos alteram ou acrescentam significados ao radical, criando novas palavras ou alterando o sentido das palavras existentes.
A afirmação III define o radical como o elemento originário e irredutível em que se concentra a significação das palavras, consideradas do ângulo histórico. Isso significa que o radical é a parte mais fundamental da palavra, que carrega o sentido mais amplo e geral, comum às palavras da mesma família etimológica.
A afirmação IV apresenta a raiz como o elemento básico e significativo das palavras, consideradas sob o aspecto gramatical e prático, dentro da língua portuguesa atual. Nesse sentido, a raiz é a parte mais importante da palavra, que define a sua significação fundamental.
Por fim, a afirmação V apresenta três processos gerais para a formação de palavras na língua portuguesa: a derivação, a composição e a formatação. A formatação é um processo mais recente, decorrente do avanço tecnológico, que permite a criação de novas palavras a partir de combinações de prefixos, sufixos e radicais.
Ao analisar essas afirmações, podemos concluir que apenas as afirmações I e II estão corretas, pois elas apresentam conceitos fundamentais sobre estrutura e formação de palavras. As afirmações III, IV e V, embora apresentem conceitos importantes, contém informações que não são completamente precisas ou são muito específicas.
Portanto, a resposta certa é A) Apenas I e II. É importante lembrar que a compreensão desses conceitos é fundamental para a análise e a compreensão das palavras em nossa língua.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *