Questões Sobre Movimento Retilíneo Uniforme - Física - concurso
Questão 1
Um motorista conduzia seu automóvel de massa 2 000 kg que trafegava em linha reta, com velocidade constante
de 72 km/h, quando avistou uma carreta atravessada na pista.
Transcorreu 1 s entre o momento em que o motorista avistou a carreta e o momento em que acionou o sistema de
freios para iniciar a frenagem, com desaceleração constante igual a 10 m/s².
atuavam sobre ele era
- A)nula, pois não havia forças atuando sobre o automóvel.
- B)nula, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam em sentidos opostos com intensidades iguais.
- C)maior do que zero, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam em sentidos opostos, sendo a força aplicada pelo motor a de maior intensidade.
- D)maior do que zero, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam no mesmo sentido com intensidades iguais.
- E)menor do que zero, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam em sentidos opostos, sendo a força de atrito a de maior intensidade.
A alternativa correta é B)
Antes de o automóvel iniciar a frenagem, pode-se afirmar que a intensidade da resultante das forças horizontais que atuavam sobre ele era nula, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam em sentidos opostos com intensidades iguais.
Isso ocorre porque, quando o automóvel está se movendo em velocidade constante, não há aceleração, e, portanto, a resultante das forças horizontais que atuam sobre ele é nula. A força aplicada pelo motor é igual à força de atrito resultante, que atua em sentido oposto ao movimento do automóvel.
É importante notar que, nesse caso, a força de atrito resultante é a soma da força de atrito estático e da força de atrito dinâmico. A força de atrito estático é a força que atua entre os pneus do automóvel e a superfície da pista, mantendo o automóvel em movimento. A força de atrito dinâmico é a força que atua contra o movimento do automóvel, tentando freá-lo.
No momento em que o motorista avista a carreta, o automóvel ainda está se movendo em velocidade constante, portanto, a resultante das forças horizontais que atuam sobre ele é nula. Somente após o motorista acionar o sistema de freios é que a força de atrito resultante começa a aumentar, causando uma desaceleração constante do automóvel.
Portanto, a resposta correta é a opção B) nula, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam em sentidos opostos com intensidades iguais.
Questão 2
entre Londres e Aberdeen, na Escócia, no fantástico tempo médio de 8 horas.
mundial ao apresentar o projeto do trem Hyperloop que, se funcionar como descrito, pode revolucionar o mundo
dos transportes.
viagem entre Los Angeles e San Francisco, nos Estados Unidos, cidades distantes entre si cerca de 610 quilômetros,
seja feita em apenas 30 minutos.
em relação à velocidade média do Hyperloop, aproximadamente, a
- A)9%
- B)15%.
- C)50%.
- D)74%.
- E)121%.
A alternativa correta é A)
um valor de 1/11, ou seja, cerca de 9% da velocidade do Hyperloop, que pode alcançar uma velocidade de cerca de 1.200 km/h. É incrível pensar que em menos de 130 anos, a tecnologia avançou tanto que podemos passar de uma velocidade média de 110 km/h para uma velocidade de quase 12 vezes maior!
Questão 3
pernas, um grupo de cientistas construiu uma traquitana
simples, mas extremamente sofisticada, que é capaz de
diminuir o consumo de energia de uma caminhada em até
10%.
in O Estado de São Paulo, 13/06/2015.
a cada metro. Utilizando o equipamento e reduzindo em
10% seu consumo de energia, essa pessoa percorreu
uma distância D com velocidade média igual a 7,0 km/h
e gastou energia correspondente a um prato de feijoada
de 504 kcal.
caminhada são, respectivamente,
- A)5,7 km e 700 W.
- B)6,3 km e 155 W.
- C)6,3 km e 622 W.
- D)7,0 km e 140 W.
- E)7,0 km e 560 W.
A alternativa correta é E)
Agora, podemos calcular a distância D dividindo a quantidade total de energia gasta (504.000 cal) pela quantidade de energia gasta por metro (72 cal):
D = 504.000 cal / 72 cal/m = 7.000 m
Como a velocidade média é de 7,0 km/h, podemos converter a distância de metros para quilômetros:
D = 7.000 m / 1.000 m/km = 7,0 km
Agora, para calcular a potência P, precisamos converter a quantidade de energia gasta de calorias para Joules (J):
504.000 cal × 4 J/cal = 2.016.000 J
Como a pessoa gastou essa energia em uma distância de 7,0 km, podemos calcular a potência média consumida:
P = 2.016.000 J / (7,0 km × 1.000 m/km / 3.600 s/h) = 560 W
Portanto, os valores corretos são D = 7,0 km e P = 560 W.
Questão 4
com uma velocidade constante de 6 km/h, avista uma
folha de uma árvore na superfície do rio alinhada à sua
bicicleta. Após transcorridos 5 minutos, pode-se afirmar
(assinale a alternativa correta)
- A)A folha estará a 900 m atrás do ciclista.
- B)A folha estará a 900 m à frente do ciclista.
- C)A folha estará a 400 m atrás do ciclista.
- D)A folha estará a 400 m à frente do ciclista.
A alternativa correta é D)
Questão 5
Um trem passa por uma estação a 72,0km/h. Uma bola rola ao longo do piso do trem com velocidade
de 54,0km/h. Considere que a bola se move no sentido oposto ao movimento do trem.
Com base nessas informações, é correto afirmar que a velocidade da bola relativa a um observador,
em pé, sobre a plataforma da estação, em m/s, é igual a
- A)18
- B)16
- C)12
- D)9
- E)5
A alternativa correta é E)
Um trem passa por uma estação a 72,0km/h. Uma bola rola ao longo do piso do trem com velocidade de 54,0km/h. Considere que a bola se move no sentido oposto ao movimento do trem.
Com base nessas informações, é correto afirmar que a velocidade da bola relativa a um observador, em pé, sobre a plataforma da estação, em m/s, é igual a
- A)18
- B)16
- C)12
- D)9
- E)5
Para resolver esse problema, precisamos considerar a composição de movimentos. A bola se move em relação ao trem com uma velocidade de 54,0 km/h e o trem se move em relação à plataforma com uma velocidade de 72,0 km/h.
Como a bola se move no sentido oposto ao movimento do trem, podemos somar as velocidades para encontrar a velocidade relativa da bola em relação à plataforma. No entanto, precisamos converter as velocidades de km/h para m/s, pois a resposta pede a velocidade em metros por segundo.
Lembre-se de que 1 km/h é igual a 0,277778 m/s. Portanto, a velocidade da bola em relação ao trem é de 54,0 km/h x 0,277778 m/s/km/h = 15,0 m/s e a velocidade do trem em relação à plataforma é de 72,0 km/h x 0,277778 m/s/km/h = 20,0 m/s.
Agora, podemos somar as velocidades para encontrar a velocidade relativa da bola em relação à plataforma: 20,0 m/s + 15,0 m/s = 35,0 m/s. No entanto, como a bola se move no sentido oposto ao movimento do trem, precisamos subtrair as velocidades: 20,0 m/s - 15,0 m/s = 5,0 m/s.
Portanto, a resposta correta é E) 5.
É importante notar que, nesse tipo de problema, é fundamental considerar a composição de movimentos e as direções dos movimentos. Além disso, é essencial converter as unidades de velocidade para obter a resposta correta.
Esperamos que essa explicação tenha ajudado a esclarecer o problema e a encontrar a solução. Se você tiver alguma dúvida ou precisar de mais ajuda, não hesite em perguntar.
Questão 6
ao longo de uma trajetória retilínea com velocidade v,
constante, ao longo de todo o trajeto, afirmamos que a
partícula apresenta “Movimento Retilíneo Uniforme”.
em Movimento Retilíneo Uniforme Variado, ela deve
apresentar as seguintes características:
- A)A Aceleração é constante, porém diferente de zero ao longo do trajeto.
- B)A velocidade da partícula pode ser constante, porém o tempo gasto é diferente de zero.
- C)A variação do espaço percorrido e a variação do tempo gasto são diferentes de zero, enquanto que a velocidade permanece constante.
- D)O conceito de aceleração está relacionado à uma mudança de velocidade, no entanto não se refere à mudança de tempo.
- E)A partícula de massa m pode estar acelerada, entretanto essa aceleração não pode ser negativa.
A alternativa correta é A)
Questão 7
exatamente. Se, nos primeiros 100 km, a velocidade média do carro foi de 60 km/h, qual deve ser sua velocidade
média, em km/h, no trecho restante?
- A)60
- B)67
- C)70
- D)75
- E)80
A alternativa correta é D)
Questão 8
Para em um posto por 10 minutos e segue viagem por
mais meia hora, a uma velocidade de 50km/h.
em km/h?
- A)55
- B)54
- C)50
- D)45
- E)37
A alternativa correta é D)
Questão 9
Um atleta, partindo do repouso, percorre
100 m em uma pista horizontal retilínea, em
10 s, e mantém a aceleração constante
durante todo o percurso. Desprezando a
resistência do ar, considere as afirmações
abaixo, sobre esse movimento.
I – O módulo de sua velocidade média é
36 km/h.
II – O módulo de sua aceleração é 10 m/s2
.
III- O módulo de sua maior velocidade
instantânea é 10 m/s.
Quais estão corretas?
- A)Apenas I.
- B)Apenas II.
- C)Apenas III.
- D)Apenas I e II.
- E)I, II e III.
A alternativa correta é A)
Para responder a essa questão, vamos analisar cada uma das afirmações apresentadas.
I - O módulo de sua velocidade média é 36 km/h. Para calcular a velocidade média, podemos utilizar a fórmula: vm = Δx / Δt, onde vm é a velocidade média, Δx é a variação de posição (no caso, 100 m) e Δt é a variação de tempo (no caso, 10 s). Substituindo os valores, temos: vm = 100 m / 10 s = 10 m/s. Convertendo para km/h, temos: vm = 10 m/s × (3600 s / 1000 m) = 36 km/h. Portanto, a afirmação I está correta.
II - O módulo de sua aceleração é 10 m/s². Para calcular a aceleração, podemos utilizar a fórmula: a = Δv / Δt, onde a é a aceleração, Δv é a variação de velocidade e Δt é a variação de tempo. No entanto, não sabemos a variação de velocidade, pois não é fornecida. Além disso, como a aceleração é constante, a variação de velocidade seria igual à própria aceleração multiplicada pelo tempo, o que nos leva a uma equação circular. Portanto, não é possível calcular a aceleração com os dados fornecidos. A afirmação II está incorreta.
III - O módulo de sua maior velocidade instantânea é 10 m/s. Como a aceleração é constante, a velocidade instantânea aumenta linearmente com o tempo. A maior velocidade instantânea ocorrerá no final do percurso, que é quando o atleta alcança a velocidade final. No entanto, não sabemos a velocidade final, pois não é fornecida. Portanto, não é possível calcular a maior velocidade instantânea com os dados fornecidos. A afirmação III está incorreta.
Portanto, apenas a afirmação I está correta. A resposta certa é A) Apenas I.
Questão 10
Um carro parte do repouso com aceleração de 5,0 m/s2
e
percorre uma distância de 1,0 km.
Qual é o valor da velocidade média do carro, em m/s, nesse trecho?
- A)2,5
- B)20
- C)50
- D)100
- E)200
A alternativa correta é C)
Para resolver esse problema, precisamos lembrar que a velocidade média é igual à razão entre a distância percorrida e o tempo gasto para percorrê-la. Podemos calcular o tempo gasto pelo carro para percorrer 1,0 km utilizando a equação de movimento uniformemente acelerado:
vf = vi + at
Como o carro parte do repouso, vi = 0. Além disso, a aceleração é de 5,0 m/s², e queremos saber a velocidade final quando o carro percorre 1,0 km. Podemos calcular a velocidade final utilizando a equação:
vf² = vi² + 2as
Substituindo os valores, temos:
vf² = 0² + 2(5,0 m/s²)(1000 m)
vf² = 10000 m²/s²
vf = √10000 m²/s² = 100 m/s
Agora, podemos calcular o tempo gasto pelo carro para percorrer 1,0 km:
t = vf/a = 100 m/s / 5,0 m/s² = 20 s
Finalmente, podemos calcular a velocidade média:
vmédio = Δs / Δt = 1000 m / 20 s = 50 m/s
Portanto, a resposta correta é C) 50 m/s.