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Os controladores de voo normalmente comunicam o valor da pressão atmosférica no local do aeroporto para os pilotos dos aviões que estão decolando ou pousando, essa informação é utilizada pelo piloto para ajustar uma referência dos instrumentos do avião. Normalmente a unidade utilizada, nesse caso, é o milibar (mbar), que é igual a 10-3 Bar. Sabendo que a pressão da atmosfera padrão (1,0 atm) é igual a 760 milímetros de mercúrio (mmHg), e que 1 Bar = 105 Pa, assinale a alternativa que representa o valor aproximado da atmosfera padrão ao nível do mar em mbar. Obs. Utilize: O valor da aceleração da gravidade local como sendo g = 9,81 m/s2 . A densidade do mercúrio d = 13.600 kg/m3 .

Os controladores de voo normalmente comunicam o valor da pressão atmosférica no local do aeroporto para os pilotos dos aviões que estão decolando ou pousando, essa informação é utilizada pelo piloto para ajustar uma referência dos instrumentos do avião. Normalmente a unidade utilizada, nesse caso, é o milibar (mbar), que é igual a 10-3 Bar.

Sabendo que a pressão da atmosfera padrão (1,0 atm) é igual a 760 milímetros de mercúrio (mmHg), e que 1 Bar = 105 Pa, assinale a alternativa que representa o valor aproximado da atmosfera padrão ao nível do mar em mbar. Obs. Utilize:

O valor da aceleração da gravidade local como sendo g = 9,81 m/s2 .

A densidade do mercúrio d = 13.600 kg/m3 .





Resposta:

A alternativa correta é C)

Para resolver esse problema, vamos começar convertendo a pressão atmosférica padrão de mmHg para Pa. Sabemos que 1 mmHg é igual a 133,322 Pa, então:

1 atm = 760 mmHg = 760 x 133,322 Pa = 101325 Pa

Agora, vamos converter essa pressão de Pa para mbar. Lembre-se de que 1 Bar é igual a 105 Pa, então:

1 Bar = 105 Pa = 1000 mbar

101325 Pa = 101325 / (105) mbar = 1013,25 mbar ≈ 1014 mbar

Então, a alternativa correta é a C) 1014 mbar.

É importante notar que a aceleração da gravidade local (g) e a densidade do mercúrio (d) não são necessárias para resolver esse problema.

Em resumo, a pressão atmosférica padrão ao nível do mar é de aproximadamente 1014 mbar, o que é fundamental para os pilotos ajustarem os instrumentos do avião.

Essa informação é crucial para a segurança dos voos, pois uma pressão atmosférica incorreta pode levar a erros de navegação e comprometer a estabilidade do avião.

Além disso, a comunicação eficaz entre os controladores de voo e os pilotos é essencial para garantir a segurança dos passageiros e da tripulação.

Por isso, é fundamental que os pilotos tenham conhecimento sobre a pressão atmosférica e saibam como ajustar os instrumentos do avião de acordo com as condições meteorológicas locais.

Em conclusão, a pressão atmosférica padrão ao nível do mar é de aproximadamente 1014 mbar, e é essencial para a segurança dos voos.

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