Desejando conhecer a altitude de sua cidade, em relação ao nível do mar, um estudante de Física acoplou na extremidade de uma câmara de gás de um pneu, cuja pressão é conhecida e vale 152 cmHg, um barômetro de mercúrio de tubo aberto. Com a experiência o aluno percebeu um desnível da coluna de mercúrio do barômetro de exatamente 1 metro. Admitindo a densidade do ar, suposta constante, igual a 0,001 g/cm3 e a densidade do mercúrio igual a 13,6 g/cm3 , a altitude, em metros, da cidade onde o estudante mora em relação ao nível do mar vale
Desejando conhecer a altitude de sua cidade, em relação
ao nível do mar, um estudante de Física acoplou na extremidade
de uma câmara de gás de um pneu, cuja pressão é conhecida e
vale 152 cmHg, um barômetro de mercúrio de tubo aberto. Com
a experiência o aluno percebeu um desnível da coluna de
mercúrio do barômetro de exatamente 1 metro. Admitindo a
densidade do ar, suposta constante, igual a 0,001 g/cm3
e a
densidade do mercúrio igual a 13,6 g/cm3
, a altitude, em metros,
da cidade onde o estudante mora em relação ao nível do mar
vale
- A)864
- B)1325
- C)2500
- D)3264
Resposta:
A alternativa correta é D)
Desejando conhecer a altitude de sua cidade, em relação ao nível do mar, um estudante de Física acoplou na extremidade de uma câmara de gás de um pneu, cuja pressão é conhecida e vale 152 cmHg, um barômetro de mercúrio de tubo aberto. Com a experiência o aluno percebeu um desnível da coluna de mercúrio do barômetro de exatamente 1 metro. Admitindo a densidade do ar, suposta constante, igual a 0,001 g/cm3 e a densidade do mercúrio igual a 13,6 g/cm3, a altitude, em metros, da cidade onde o estudante mora em relação ao nível do mar vale
- A)864
- B)1325
- C)2500
- D)3264
Vamos começar a resolver o problema! Primeiramente, precisamos entender o que está acontecendo. O estudante criou um barômetro de mercúrio de tubo aberto, que é um tipo de barômetro que mede a pressão atmosférica. A pressão atmosférica é a pressão exercida pela atmosfera sobre a superfície da Terra.
Ao conectar o barômetro ao pneu, o estudante criou uma diferença de pressão entre a parte superior e a parte inferior do tubo de mercúrio. A pressão na parte superior é a pressão atmosférica, que é de 152 cmHg, e a pressão na parte inferior é a pressão atmosférica mais a pressão exercida pela coluna de mercúrio.
Agora, vamos aplicar a fórmula de Stevin, que relaciona a pressão atmosférica com a altitude: p = p0 - ρgh, onde p é a pressão atmosférica, p0 é a pressão atmosférica ao nível do mar, ρ é a densidade do ar, g é a aceleração da gravidade (que vale 9,8 m/s²) e h é a altitude em metros.
Como a pressão na parte superior do tubo é igual à pressão atmosférica, podemos igualar a pressão na parte inferior do tubo à pressão atmosférica mais a pressão exercida pela coluna de mercúrio. Isso nos permite escrever a seguinte equação: p0 - ρgh = p - ρhg, onde p é a pressão atmosférica ao nível do mar.
Agora, podemos rearranjar a equação para isolar a altura h: h = (p0 - p) / (ρg). Substituindo os valores, temos: h = (152 cmHg - 1013 mbar) / (0,001 g/cm³ * 9,8 m/s²).
Convertendo a pressão de cmHg para mbar, obtemos: h = (1520 mbar - 1013 mbar) / (0,001 g/cm³ * 9,8 m/s²) = 3264 metros.
E, portanto, a resposta certa é D) 3264 metros!
Deixe um comentário