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Acerca do comportamento humano nas organizações, julgue os itens subsequentes. A teoria da equidade e a teoria da expectativa podem ser consideradas teorias de processo da motivação no trabalho.

Acerca do comportamento humano nas organizações, julgue os itens subsequentes.

A teoria da equidade e a teoria da expectativa podem ser consideradas teorias de processo da motivação no trabalho.

Resposta:

A alternativa correta é C)

Acerca do comportamento humano nas organizações, julgue os itens subsequentes.

A teoria da equidade e a teoria da expectativa podem ser consideradas teorias de processo da motivação no trabalho.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

Justificativa: As teorias de processo da motivação no trabalho tentam explicar como os funcionários são motivados a realizar suas tarefas e alcançar os objetivos organizacionais. A teoria da equidade, desenvolvida por J. Stacy Adams, postula que os funcionários avaliam a justiça e a equidade em seu ambiente de trabalho, comparando sua situação com a de outros colegas de trabalho. Já a teoria da expectativa, desenvolvida por Victor Vroom, sugere que a motivação dos funcionários depende de suas expectativas em relação aos esforços que realizam e aos resultados que alcançam.

Portanto, ambas as teorias se concentram em explicar como os funcionários são motivados a realizar suas tarefas e alcançar os objetivos organizacionais, tornando-as teorias de processo da motivação no trabalho.

Outros exemplos de teorias de processo da motivação no trabalho incluem:

  • A teoria das necessidades de Abraham Maslow;
  • A teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg;
  • A teoria da aprendizagem social de Albert Bandura;
  • A teoria da autodeterminação de Edward Deci e Richard Ryan.

Essas teorias tentam explicar como os funcionários são motivados e como eles se comportam em seu ambiente de trabalho.

É importante notar que as teorias de processo da motivação no trabalho são diferentes das teorias de conteúdo, que se concentram em identificar quais são as necessidades e desejos dos funcionários. As teorias de processo, por outro lado, se concentram em explicar como essas necessidades e desejos são satisfeitos.

Essa distinção é fundamental para entender como as organizações podem desenvolver estratégias eficazes para motivar seus funcionários e melhorar seu desempenho.

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