Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Na teoria do desenvolvimento psicossocial de Erik H. Erikson, que abrange todo o curso de vida (desde o nascimento até a velhice), cada estágio da vida apresenta uma tarefa ou um desafio principal relacionado ao “eu” e aos outros, e com o qual as pessoas devem lidar de algu- ma maneira. O desafio do primeiro estágio é

Na teoria do desenvolvimento psicossocial de Erik H. Erikson, que abrange todo o curso de vida (desde o nascimento até a velhice), cada estágio da vida apresenta uma tarefa ou um desafio principal relacionado ao “eu” e aos outros, e com o qual as pessoas devem lidar de algu- ma maneira. O desafio do primeiro estágio é

Resposta:

A alternativa correta é E)

Na teoria do desenvolvimento psicossocial de Erik H. Erikson, que abrange todo o curso de vida (desde o nascimento até a velhice), cada estágio da vida apresenta uma tarefa ou um desafio principal relacionado ao "eu" e aos outros, e com o qual as pessoas devem lidar de alguma maneira. O desafio do primeiro estágio é

  • A)diligência × inferioridade.
  • B)iniciativa × culpa.
  • C)identidade × confusão de identidade.
  • D)autonomia × vergonha e dúvida.
  • E)confiança × desconfiança.

O gabarito correto é E). A teoria de Erikson propõe que, durante a primeira infância (de 0 a 1 ano), o desafio principal é estabelecer uma sensação de confiança em relação ao mundo e às pessoas que nos cercam. Isso porque, nessa fase, a criança depende completamente dos cuidados dos pais ou cuidadores para sobreviver. Se os cuidadores forem consistentes e responsivos às necessidades da criança, ela desenvolverá uma sensação de confiança e segurança. Caso contrário, a desconfiança e a insegurança podem se instalar.

Ao longo da vida, essa sensação de confiança ou desconfiança influenciará na forma como a pessoa se relaciona com os outros e enfrenta os desafios. Por exemplo, uma pessoa que desenvolveu uma sensação de confiança na infância tende a ser mais segura de si mesma e mais propensa a explorar o mundo ao seu redor. Já uma pessoa que desenvolveu uma sensação de desconfiança pode se tornar mais ansiosa e insegura em suas relações com os outros.

O segundo estágio do desenvolvimento psicossocial, que ocorre durante a infância (de 1 a 3 anos), é caracterizado pelo desafio da autonomia × vergonha e dúvida. Nessa fase, a criança começa a explorar o mundo ao seu redor e a desenvolver uma sensação de controle sobre seu corpo e suas ações. Se os cuidadores forem excessivamente restritivos ou críticos, a criança pode desenvolver uma sensação de vergonha e dúvida sobre si mesma. Caso contrário, ela desenvolverá uma sensação de autonomia e autoconfiança.

O terceiro estágio, que ocorre durante a idade pré-escolar (de 3 a 6 anos), é caracterizado pelo desafio da iniciativa × culpa. Nessa fase, a criança começa a explorar o mundo ao seu redor e a desenvolver uma sensação de propósito e direção. Se ela for encorajada a explorar e a aprender, desenvolverá uma sensação de iniciativa e autoconfiança. Caso contrário, pode desenvolver uma sensação de culpa e insegurança.

O quarto estágio, que ocorre durante a idade escolar (de 6 a 12 anos), é caracterizado pelo desafio da indústria × inferioridade. Nessa fase, a criança começa a desenvolver habilidades e competências e a se comparar com os outros. Se ela for encorajada e apoiada em seu desenvolvimento, desenvolverá uma sensação de indústria e competência. Caso contrário, pode desenvolver uma sensação de inferioridade e insegurança.

O quinto estágio, que ocorre durante a adolescência (de 12 a 18 anos), é caracterizado pelo desafio da identidade × confusão de identidade. Nessa fase, o jovem começa a explorar sua identidade e a se questionar sobre quem é e o que quer ser. Se ele for apoiado e encorajado em sua busca por identidade, desenvolverá uma sensação de identidade e autoconfiança. Caso contrário, pode desenvolver uma sensação de confusão e insegurança.

O sexto estágio, que ocorre durante a idade adulta jovem (de 18 a 40 anos), é caracterizado pelo desafio da intimidade × isolamento. Nessa fase, o adulto jovem começa a estabelecer relacionamentos íntimos e a desenvolver uma sensação de conexão com os outros. Se ele for capaz de estabelecer relacionamentos saudáveis e significativos, desenvolverá uma sensação de intimidade e conexão. Caso contrário, pode desenvolver uma sensação de isolamento e solidão.

O sétimo estágio, que ocorre durante a idade adulta (de 40 a 65 anos), é caracterizado pelo desafio da generatividade × estagnação. Nessa fase, o adulto começa a se concentrar em sua carreira e em sua família e a desenvolver uma sensação de propósito e contribuição. Se ele for capaz de encontrar um sentido de propósito e significado em sua vida, desenvolverá uma sensação de generatividade e realização. Caso contrário, pode desenvolver uma sensação de estagnação e desânimo.

O oitavo e último estágio, que ocorre durante a velhice (de 65 anos em diante), é caracterizado pelo desafio da integridade × desespero. Nessa fase, o idoso começa a refletir sobre sua vida e a desenvolver uma sensação de integridade e realização. Se ele for capaz de encontrar um sentido de paz e satisfação em sua vida, desenvolverá uma sensação de integridade e aceitação. Caso contrário, pode desenvolver uma sensação de desespero e desânimo.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *